Wednesday, November 28, 2012

Bolinhos Crocantes de Amaranto

Bolinhos Crocantes de Amaranto

Dia desses estava reclamando que minha geladeira é pequena demais. Não, ela não é. Sou eu que tenho muitas farinhas estocadas nela. Sim, porque com excessão da farinha branca, todas as outras devem ser guardadas na geladeira.

Da útlima vez que fiz um inventário, eu tinha cinco tipos  - de aveia, integral, de espelta, de centeio e de grão-de-bico (tem mulher que compra sapatos, eu compro farinhas). Mas me faltava a de amaranto. Super famosa nos cookies da Heidi Swanson, eu não conseguia encontrá-la de modo algum. Mas achei os grãos de amaranto e achei que fácil, fácil, mole, mole eu transformaria grãos em farinha com meu moedor de café...kkk. Ledo engano! Pode moer o quanto quiser, eles não se alteram. O jeito é consumir os grãos, que cozidos não tem gosto de nada, mas que por isso mesmo é ótimo para ser usado como base para outros pratos.  Só pra constar, esse grão é o mais proteíco dos grãos e não contem glúten. Ainda é rico magnésio, potássio e selênio (wikipedia). Vale a pena dar uma chance pro grãozinho, que no Brasil ainda não é muito conhecido. Vi que por aí, a Jasmine comercializa em embalagens de 150 gramas (+ou- R$10,00 o pacote, mas rende muito).

Esse bolinho (ou panquequinhas) foi o primeiro prato preparado com a finalidade de dar cabo no grão que não quis virar farinha. São simples de preparar e ficam muito bons. O bacana é servi-los assim que saem da frigideira, enquanto quentinhos e crocantes (depois disso ficam molengas e sem graça).

Bolinhos de Amaranto
(receita deste livro)


Xícara medida - 240ml
Serve 4 


Ingredientes

1 ovo
1 xícara de amaranto cozido (siga as instruções da embalagem)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento em pó
Leite, creme de leite ou half-and-half o quanto necessário (não mais que 1/4 de xícara)
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
2 a 3 colheres de sopa de óleo ou manteiga para fritar

Preparo

1. Bata bem os ovos em uma tigela. Junte o amaranto e tempere com sal e pimenta. Misture a farinha e o fermento em pó. Adicione leite o suficiente para obter uma massinha lisa, pouco espessa (um pouco mais espessa que massa de panqueca). Adicione o tomilho e mexa.

2. Aqueça uma frigideira. Coloque um pouco de óleo ou manteiga e deixe esquentar. 

3. Usando uma colher grande, despeje um pouco de massa na frigideira. A massa deve se espalhar um pouco. Coloque quantos bolinhos couberem na frigideira, com cuidado para que não grudem uns nos outros. Deixe dourar de um lado e vire-os, frite do outro lado (não mais que 8 minutos no total). Sirva imediatamente.

Tuesday, November 27, 2012

Sopa de Tomate

Sopa de tomate

Sopinha leve, cremosinha, otima pra comer com pãozinho francês fresquinho ou croutôns quentinhos puxados no azeite! Servida com um bom vinho tinto, fica melhor ainda. Pra ficar perfeito, só se a noite estiver gelada! Mas se nao estiver, quem se importa? Sopa de tomate cai bem de qualquer jeito!!!

Sopa de Tomate Clássica
(receita adaptada deste blog)

Xícara medida - 240 ml

Serve 6-8

Ingredientes

2 latas de tomates pelados picados*
3/4 de xícara de caldo de galinha (ou água)
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picada
1 folha de louro
1 colher de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de massa de tomate
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (corta a acidez do tomate)
Sal e pimenta a gosto
1/2 xícara de creme de leite fresco**

Preparo

1. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola e refogue por 3-5 minutos. Adicione os tomates, a folha de louro e o açúcar mascavo. Cozinhe por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Abaixe o fogo e adicione a massa de tomate e a farinha, mexendo sempre, até que a mistura escureça e engrosse. Junte o caldo de galinha, o bicarbonato de sódio e meia colher de chá de sal. Aumente o fogo deixe levantar fervura, reduza novamente e deixe cozinhar por mais 5-7 minutos. Retire do fogo.

3. Discarte a folha de louro. Bata a sopa no liquidificador (em partes) ou use um batedor de imersão (mixer) até obter um creme. Adicione o creme de leite e corrija o sal e a pimenta. Sirva quente!

Observações

* A minha lata de tomate daqui tem 790 gramas. Vi algumas marcas vendidas no Brasil com 400gramas. Serão necessárias, nesse caso, 4 latas.

** Eu não tinha creme de leite fresco (só vi na hora) mas tinha uma lata de creme de leite. Usei 1/4 de xícara de creme de leite de lata, com soro e tudo misturada com 1/4 de xícara de leite. Deu certo também, mas com creme fresco fica muito melhor.

*** Essa sopa fica de boa na geladeira por 3 dias. Armeze em container bem vedado e aqueça na hora de servir.






Saturday, November 24, 2012

Macaroon

Macaroon

Sou (era?) viciada em chocolates, mas fiz uma promessa de não come-los (puro ou qualquer coisa que o contenha) por um ano e desde então, qualquer doce que não leve chocolate, chama minha atenção. Esses Macaroons, feitos apenas a base de claras, côco e açúcar estão na edição de dezembro da Living Magazine (Martha Stewart) e não sosseguei enquanto não os preprarei.

O preparo é muito fácil, coisa de criança! O difícil foi moldá-los em forma de pequenos pinheirinhos, como dona Martha sugeria. Os meus não ficaram lá essas coisas no formato, mas não deixaram a desejar no sabor. Ficam muito crocantes por fora e fofinhos por dentro. São divinos para serem comidos assim que saem do forno ou no máximo no dia seguinte, depois começam a ressecar (aqui em casa eu nem me preocupo pois dificilmente eles chegam ao dia seguinte!!!)
Obs - Esses aqui são Macaroons (dois Os) e nao Macarons (o que esta na moda, com apenas um O). O primeiro é mais simples de preparar, com diversas receitas e técnicas diferentes. Já o Macaron é o francesinho, declicioso, viciante e chatinho de fazer, requerendo certa prática e habilidade no preparo. 

Macaroons
Rende 18 

Ingredientes

2 1/2 xícara de côco ralado sem açúcar
3/4 de xícara de açúcar
2 claras (ovos grandes) ligeiramente batidas
5 colheres de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel vegetal.

2. Em uma tigela grande misture o côco, o açúcar, as claras, a baunilha e o sal, usando as mãos ou uma espátula (misturei com as mãos). Pegue duas colheres de sopa da massa e molde em formato de pequenos pinheirinhos (pode ser bolinhas também). Tranfira-os para a forma forrada, deixando um espaço de 2 cm entre eles.

3. Leve ao forno e asse até que estejam firmes e dourados, aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha por pelo menos 15 minutos. Remova-os e polvilhe com açúcar de confeiteiro (se for usar).

Tuesday, November 13, 2012

Almôndegas de Frango e Queijos

Já faz algum tempo que não escrevo nada por aqui. Não que eu não tenha ido pra cozinha, muito pelo contrário, mas é que o tempo ficou bastante fechado na última semana e,  fotos de comida em dias nublados saem terríveis (pelo menos se você, como eu, não tem uma câmera fotográfica decente). Hoje porém, aproveitando um dia com bastante sol, mas não menos gelado, resolvi preparar essas almôndegas de frango com queijos que à tempo está na minha lista de favoritos. 

Adoro receitas sem muitos passos (sou cozinheira preguiçosa) e essa é das  minhas.  É só separar os ingredientes, misturar tudo na tigela, levar ao forno e voilà, está pronta! Rapidinhas, mas incrivelmete saborosas, úmidas por dentro e crocantes por fora! Comemos as nossas assim, sem molho, só com legumes e saladinha, mas se preferir algo mais suculento pra acompanhar um arrozinho branco, pode jogar um molho de tomate bacana por cima, salpicar um parmesão e gratinar!

Almôndegas de Frango e Queijos


Almôndegas de Frango e Queijos
(receita adaptada daqui)

Rende 12 almondegas grandes ou 20 pequenas

Ingredientes

450 gramas de peito de frango moído
1 ovo, levemente batido
1/4 de xícara de queijo catupiry (ou cream cheese)
1/4 de xícara de queijo parmesão radado 
3 colheres de sopa de farinha de rosca
1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
3 dentes de alho bem picados
Sal a gosto

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 230 graus. Unte uma forma (ou forre com papel alumínio)

2. Em uma tigela média, misture todos os ingredientes. Use as mãos para que fique uma massa bem homogênea. A massa fica mega grudenta mas resista a tentação de acrescentar mais farinha de rosca, use apenas uma quantidade para se conseguir fazer bolinhas, mesmo que grudem na mão. Mais farinha vai apenas ressecar os bolinhos.

3. Faça bolinhas de massa, coloque-as na forma untada e leve ao forno pré-aquecido por 20-25 minutos ou até que fiquem coradas. Retire do forno e sirva quente.

Thursday, November 1, 2012

Pão (ou bolo) de Batata-Doce

pao de abobora

E o "inverno" finalmente chegou aqui pelas bandas do Sul (EUA). Oficialmente ainda é Outono, mas as temperaturas tem ficado bem baixas, entre 7-10 graus durante o dia, perfeito para um bolo fresco com café quentinho. Assei esse na primeira tarde realmente fria do ano, abrindo a temporada de bolos e bolachinhas com cara de Natal, porque pra mim, tudo que leva canela e noz-moscada, tem cara de Natal!!

Esse bolo (ou pão, como chamam por aqui) fica deliciosamente úmido e a batata-doce assada mais as especiarias (canela e noz-moscada) dão a ele um perfume irresistível! 

pao de abobora


Pão (bolo) de Batata-Doce
(receita daqui)

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo 
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada
1 xícara de purê de batata-doce (2 batatas-doce assadas e amassadas com o garfo)
2/3 de xícara de açúcar granulado (cristal)
1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara para medir)
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de leite integral (usei semi-desnatado)

Preparo

1. Se você ainda não assou as batatas, pré-aqueça o forno a 220 graus. Embrulhe-as em papel alumínio, uma a uma e leve-as ao forno por 45 minutos ou até que estejam macias. Deixe esfriar e amasse com um garfo.

2. Baixe a temperatura do forno para 180 graus e posicione a grade no meio do forno.

3. Unte uma forma de bolo inglês de 23x13cm com manteiga e farinha.

4. Em uma tigela média, misture as farinhas, o sal, o bicarbonato e o fermento, a canela e a noz-moscada

5. Na tigela da batedeira, bata a batata-doce, o açúcar cristal e o mascavo em velocidade média, até misturar tudo. Em velocidade baixa, adicione a manteiga derretida e os ovos, um a um. Acrescente então o extrato de baunilha.

6. Raspe as laterais da tigela com uma espátula e adicione metade da mistura de farinha e metade do leite e bata para misturar. Acrescente o resto da farinha e leite e bata mais um pouco (não bata a massa mais do que o necessário para agregar todos os ingredientes!)

7. Despeje a massa na forma untada e asse até que ao inserir um palito de dente no bolo, ele saia limpo (mais ou menos 1 hora). Deixe esfriar na própria forma por 20 minutos e então romova-o da forma e deixe esfriar completamente em uma gradinha.



Monday, October 29, 2012

Cevada com Frango, Cogumelos e Tomate Cereja

Risoto de Cevada e Cogumelos

Cevada é um grãozinho coringa. Cozido al dente, aceita bem qualquer combinação de legumes que por acaso esteja dando bobeira na geladeira. Para esse risoto, usei uns cogumelos porcinis secos e tomates cerejas bem madurinhos. O frango entrou como fonte de proteína para a pequena, mas ficaria ótimo também na versão vegan.

Cevada com Frango, Cogumelos e Tomate Cereja

Xícara medida - 240ml
Rende 4 porções

Ingredientes


1 xícara de cevada (ou cevadinha) cozida*

1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 peito de frango cortado em cubos, temperado com sal e pimenta
30 gramas de cogumelos porcini (qualquer outro combina muito bem) secos (hidratados) 
1/2 xícara de caldo de legumes (ou do próprio cogumelo)
2 xícaras de tomates cerejas
2 colheres de sopa de tomilho fresco
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 xícara cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto

Preparo

1. Em uma panela grande e larga, aqueça o azeite e frite o frango até dourar. Retire da panela e reserve.

2. Volte a panela ao fogo, adicione 1 colher de manteiga e refogue o alho e a cebola até murchar. Adicione os cogumelos e cozinhe por 5 minutos.

3. Junte a cevada cozida, o caldo de legumes e o tomilho e cozinhe em fogo médio por mais 3-4 minutos. Junte o tamate cereja e volte o frango para a panela. Adicione 1 colher de manteiga e misture tudo para agregar.

4. Corrija o sal, junte a pimenta e salpique com cebolinha picada. Sirva quente!


* Para  cozinhar a cevada, siga as instruções da embalagem. Eu faço assim:

- Em uma panela, misture 1 xícara cevada lavada com 2 xícaras de água mais meia colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo até levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe até ficar macia (mais ou menos 45 minutos). Escorra e use na receita. Dá pra deixar na geladeira em pote fechado por até uma semana.





Thursday, October 25, 2012

Granola


Granola boa é um négocio caro. Quando morava no Brasil, lembro de ter pago quase oito reais por uma caixa de granola da Kellness, a melhor das industrializadas, na minha opinião. Além de caras, muitas vezes não cumprem o que prometem na embalagem, com quantidades mínimas de frutas e nozes e muito, mas muito floco de arroz. É por isso que faço a minha granola em casa. Além de ficar bem mais barato, o legal é que dá para personalizar a mistura, colocando só os ingredientes que gosta. A minha, por exemplo, é um exagero de passas e nozes!!

Granola
(receita adaptada daqui)

Xícara medida - 240 ml
Rende muito!

Ingredientes

2 xícaras de aveia em lâminas
1/2 xícara de farinha de linhaça (ou germem de trigo)
3/4 de xícara de amêndoas em lascas
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de coco ralado, sem açúcar
1/2 xícara de damascos secos picadinhos
3/4 de xícara de uvas passas
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de óleo de canola

Preparo

1. Pré-aqueça o forno á 180 graus. Em uma panelinha, ou recipiente próprio para microondas, misture o óleo e o mel e aqueça, apenas até ficar morno, só para amolecer e facilitar ao ser adicionado aos ingredientes secos

2. Em uma tigela grande misture a aveia, a farinha de linhaça, as amêndoas, as nozes e o coco ralado. Adicione a mistura de mel mais óleo e mexa bem, até que tudo esteja bem agregado.

3. Despeje a mistura em uma forma e leve ao forno por 15 minutos (ou até que esteja dourada), mexendo a cada 5 minutos

4. Retire do forno, deixe esfriar e adicione as passas e o damasco seco. Mexe bem. Armazene em potes de vidro bem tampados e mantenha em lugar seco.





Saturday, October 20, 2012

Bolo de Banana com Blueberry (ou Mirtilos)



Sempre compro mais bananas do que podemos consumir e toda semana acabo com duas ou três delas passando do ponto de serem comidas in natura mas perfeitas para entrarem em uma receitinha.

As blueberries (ou mirtilos) entraram nesse bolo de gaiatas. Essas frutinhas não tão conhecidas no Brasil são uma ótima fonte de antioxidantes e vitaminas C. São colhidas no verão, então talvez seja mais fácil encontrá-lás frescas agora, em algum bom hortifruti. Cati consumia blueberries com gosto, mas de uns tempos pra cá tem quem tem se fartado com as frutas é o cão, que não sai de baixo da cadeira dela durante as refeições (porque será)! Aproveitei que tinha um punhado esquecido na geladeira e juntei á massa. Ficou delicioso!

A quantidade de massa é para uma forma de bolo inglês de 23x12. Assei o meu em 4 mini formas de bolo inglês.






Bolo de Banana com Blueberry
(receita adaptada daqui)

Xícara medida - 240ml
Rende 1 bolo (em forma de bolo inglês) ou 4 mini bolos

Ingredientes

1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
1 xícara de bananas amassadas (3 médias)
4 colheres de sopa de buttermilk
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de blueberries

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e farinha 1 forma e bolo inglês ou 4 mini formas de bolo inglês. Pode ser assado em forma de muffins.

2. Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até conseguir um creme branco e fofo. Adicione os ovos, as bananas, o buttermilk e a baunilha e bata bem (2-3 minutos).

3. Adicione a farinha, o fermento em pó, o sal e o bicarbonato. Bata para agregar todos os ingredientes.

4, Adicione os blueberries (gotas de chocolate também é uma boa opção). Misture com uma colher, delicadamente, para não furar as frutinhas.

5. Coloque a massa na(s) forma(s) previamente preparada(s) e leve ao forno por 50-55 minutos ou até que o palito saia limpo.

6. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Remova da forma e deixe esfriar completamente em uma gradinha.





Tuesday, October 16, 2012

Risoto de Abóbora com Carne Seca

Engraçado como brasileiro quando mora fora tem vontade de comer coisas que nem costumava comer com frequência quando morava no Brasil (pelo menos aqui em casa é assim). Ficamos mega felizes quando encontramos Toddy, Rosquinhas Mabel, Guaraná Antarctica e pão francês...ah o pão francês!!

Foi o que aconteceu comigo e a tal da carne seca. Vi uma receita de paçoca de carne seca, prato típico nordestino e que nunca provei, no blog da Katia, ex Rainha do Lar e minhas lombrigas quase pularam pra fora. Dirigi mais de 15 kilometros até o mercadinho mais próximo atrás da carne. Achei, mas ainda faltava manteiga de garrafa rsrsrs!! Como não queria descaracterizar um prato tão típico, mudei de idéia e precisando dar fim para as abóboras, que chegam como se não houvesse amanhã, na minha cesta orgânica, preparei esse risotinho de abóbora com carne seca, delicioso.

Não tem nada de diferente. Preparei um risoto básico branco e acrescentei no final um purê de abóbora (apenas amassado com o garfo para ficar pedaçudo) e a carne seca desalgada, cozida, desfiada e refogada no alho e manteiga. So yammy!!!



Risoto de Carne Seca e Abóbora

Ingredientes

1 xícara de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picados
50 gramas de manteiga + uma colher de sopa
100 gramas de queijo parmesão ralado grosso*
1 cebola picada
1 litro de caldo de legumes (mantenha-o aquecido)**
1/2 xíxara de vinho branco seco
2 xícaras de purê de abóbora (cozinhe em água e amasse com o garfo)
300 gramas de carne seca desalgada, cozida e desfiada
Sal a gosto

* Por Deus, não use queijo ralado de saquinho no risoto. Queijo ruim, risoto ruim!

** Não use caldo pronto ou de tablete. Se não tiver caldo, prepare um fervendo 1 litro de água com meia cebola, uma cenoura, as cascas da abóbora e alguns ramos de salsinha por uns 30 minutos. Passe por uma peneira e pronto.

Preparo

1. Refogue a carne seca, previamente desalgada, cozida e desfiada, em uma colher de manteiga e alho.

2. Em uma panela larga, de fundo grosso, refogue em fogo médio, a cebola no azeite de oliva. Junte o arroz e frite-o até que comece a grudar no fundo da panela. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhando até que todo o álcool evapore (2-3 minutos). Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa sempre. A medida que o líquido vai sendo absorvido (não espere secar todo o caldo), vá acrescentando mais caldo (não pare de mexer), uma concha de cada vez, até que o arroz esteja "al dente" (vá provando alguns grãos ao longo de processo). Será necessário mais ou menos umas 4 ou 5 conchas de caldo e o tempo total de cozimento varia de 18 a 20 minutos.

3. Adicione o purê de abóbora e a carne desfiada e refogada. Mexa pra agregar.

4. Desligue o fogo e adicione o queijo ralado. Mexa para agregar e junte a manteiga, mexendo bem com uma colher grande para que toda a manteiga derreta e se junte ao risoto. Corrija o sal, se necessário, e salpique salsinha picada, se quiser.

5. Sirva imediatamente (ou vira reboco de parede).







Friday, October 12, 2012

Humus

Eu já tinha preparado humus em casa e posso dizer que esta é a melhor receita que já fiz. Das outras vezes usei grão-de-bico seco, que eu mesmo cozinhara em água e sal e sempre obtive humus mais secos, que precisavam de muito líquido extra para ficarem mais leves. 

Deve vez segui a risca a receita da Dorie Greenspan do livro "Around my French Table" e usei o grão-de-bico de lata (mesmo sendo mega resistente ao uso de enlatados) e o resultado foi um humus saboroso, leve e com uma textura aveludada incrível. 

Esse humus foi acompanhado de pão pita e de um quibe aberto de carneiro do Yotan Ottolengui, maravilhoso (tão modesta!), em um almoçinho básico de domingo!!

Humus
(receita do livro Around my French Table - Dorie Greenspan)

Ingredientes

1 lata  ou 450 gramas de grão-de-bico, cozido, drenado (reserve o líquido), enxaguado e seco em papel toalha*
2 dentes de alho picados
1/3 de xícara de tahini (pasta de gergelim)
2 colheres de sopa de suco de limao
1/2 colher de chá de cominho moido (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

* Se usar grão-de-bico seco, processe-o logo após o cozimento para não secar demais. Acho que foi aí que eu errei nas outras vezes, pois cozinhava os grãos com muita antecedência.

Preparo

1. Coloque o grão-de-bico, o tahini e o suco de limão no processador de alimentos e bata até ficar com uma consistência macia . Com o processador ainda ligado, adicione parte do líquido do cozimento ou da lata do grão-de-bico, até que fique um creme fácil de espalhar no pão, por exemplo. Você vai precisar de mais ou menos 4 colheres de sopa.

2. Adicione o cominho e tempere com sal e pimenta a gosto. Pulse duas ou três vezes para incorporar os temperos.

3. Passe o humus para uma travessa , cubra com papel filme e leve a geladeira até a hora de servir (pode ser mantido em geladeira por até 3 dias). Salpique páprica para servir.




In English


I had already prepared hummus at home and I can guarantee that this is the best recipe I've ever made. The other times I used dry garbanzo beans that I cooked in a pressure cooker. The hummus always came out dry and it was needed much extra fluid to get it smoother. At this time I followed Dorie's recipe from "Around my French Table" to the letter and used canned chickpeas (even being so resistant in using canned food) and the result was flavorful smooth hummus with an amazing velvety texture.


I served this hummus accompanied by pita bread and a delicious open kibbeh from Yotan Ottolengui. Enough for a Sunday lunch!


Hummus
(recipe from Around my French Table - Dorie Greenpan)

Ingredients

16 oz. canned garbanzo beans (drained, water reserved and pat dried)
2 garlic cloves, minced
1/3 cup tahini
2 tbsp lemon juice
1/2 tsp cumin
Salt and pepper to season

Direction

1. Put the garbanzo beans, tahini and lemon juice in a food processor and blend until smooth. With the machine still running, add the water from the can, until it becomes a spreadable cream. You will need, at least, 4 tablespoon of liquid.

2. Add the cumin and season with salt and pepper and pulse 2-3 times to combine.

4. Transfer the hummus to a serving bowl and cover with plastic wrap to chill, until time to go to the table. It can keep refrigerated up to three days. Add some paprika to garnish.


Friday, October 5, 2012

Brownies de Manteiga Queimada e Nozes # Brownies with Browned Butter and Walnuts

Estes brownies aparecem descritos na capa da revista Bon Appétit como sendo os melhores de todos os tempos. Acreditei, pois os caras dessa revista sabem o que dizem. E realmente são!! 

Já preparei esta receita duas vezes. Na primeira, fiz da forma convencional, em forma quadrada como manda a receita. O resultado - brownies com aquela casquinha crocante e fina por fora e totalmente denso, pesadão de chocolate por dentro - MARAVILHOSO!. Desta vez, assei-os em porções individuais, já que o objetivo era dividí-los com os colegas do curso de inglês e não imaginava todo mundo com as mãos melecadas de chocolate em plena aula.

Desta vez, segui a receita quase a risca, com a diferença que acrescentei 100 gramas de chocolate meio amargo picado a massa pois precisava de um pouco mais de gordura (mais ainda?!!), estava com receio de que ficariam secos quando assados individualmente. 

Como não estou comendo chocolate, pedi ao marido que provasse (ardua tarefa). Ele aprovou os brownies com a ressalva de que talvez estivessem muito doce para o paladar estrangeiro. Eu acredito que não estavam, pois quase trinta browniezinhos se foram num piscar de olhos.



Brownies de Manteiga Queimada e Nozes
(revista Bon Appétit, fevereiro 2011)

Ingredientes

10 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos grandes, gelados
1/3 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de nozes picadas

Preparo

1. Posicione a grade no terço inferior do forno e pré-aqueça em 180 graus. Forre uma forma quadrada de 20x20 cm com papel alumínio*, pressionando bem o papel contra as laterais e deixando uma sobra de 5 cm que ajudará na hora de desenformar. Unte o papel alumínio com óleo vegetal. Se for fazer porções individuais, apenas unte bem com manteiga, uma forma anteaderente com capacidade para 36 mini muffins.

2. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo médio. Cozinhe, mexendo sempre, até que  pare de espumar e começe a aparecer alguns pontinhos marrons no fundo da panela (é a manteiga começcando a queimar), mais ou menos 5 minutos. Retire do fogo e imediatamente adicione o açúcar, cacau em pó**, 2 colheres de sopa de água, a baunilha e o sal.. Mexa bem para misturar. Deixe esfriar por 5 minutos (a mistura ainda estará quente)

3. Adicione os ovos a mistura quente, um a um, batendo vigorosamente. Quando a mistura estiver grossa e brilhante adicione a farinha de trigo e mexa bem. Bata a massa 60 vezes (não sei o porque desse número, apenas bati sem questionar) com uma colher de pau. Adicione as nozes e transfira a massa para a forma.

4. Asse os brownies por 25 minutos, ou até que ao inserir um palito, ele saia quase limpo (com alguns pedacinhos grudados). Depois de assado, coloque a forma em uma gradinha para esfriar. Usando as abas do papel alumínio, levante os brownies da forma. Corte em pedaços de 5 cm e armazene-os em um recipiente com fechamento hermético, em temperatura ambiente (se der tempo!!).

*Já usei uma forma retangular média (aquela do joguinho de três formas, comum no Brasil).
**Se for fazer mini brownies, adicione 100 gramas de chocolate meio amargo a mistura



In English

These brownies are described on the cover of Bon Appétit magazine as the "Best-Ever Brownies". I believed it, because the guys from BA know the things. And they were right, the brownies are delicious!

I have already prepared this recipe twice. At first, I made it in the conventional way, using a square pan as required by the recipe. The result - brownies with that thin and crispy crust on the outside and fully dense, gooey inside - WONDERFUL!. This time, I baked them bite-sized, since the goal was to divide them with my colleagues from the English course and I could not imagine everyone with their hands covered in chocolate while flipping through their books.

At this time, I followed the recipe almost exactly, except for the addition of 3.5 oz of chopped semisweet chocolate to the dough because I needed a little more fat (even more?!), as I was afraid that they would be dry when baked individually.

Since I'm not eating chocolate, I asked my husband to taste them (arduous task). He approved the brownies with the caveat that maybe they were to sweet to foreigners taste. I believe that they were not, since more than 30 of the little ones were gobbled down very quickly!

Brownies with Browned Butter and Walnuts
(From Bon Appétit magazine, feb. 2011)

Ingredients

1 tablespoon (1 1/4 sticks) unsalted butter, cut into 1-inch pieces
1 1/4 cups sugar
1/4 teaspoon salt
3/4 cup natural unsweetened cocoa powder
1 teaspoon vanilla extract
2 large eggs, chilled
1/3 cup unbleached all-purpose flour
1 cup walnuts pieces

Directions

1. Position rack in bottom third of oven and preheat to 325F. Line 8x8x2-inch metal baking pan with foil, pressing foil firmly against pan sides and leaving 2-inch overhang. Coat foil with vegetable oil. For the bite-size brownies, I used a mini muffin pan (36 capacity) coated with melted butter

2. Melt butter in medium saucepan over medium heat. Continue cooking until butter stops foaming and browned bits form at bottom of pan, stirring often, about 5 minutes. remove from heat; immediately add sugar, cocoa, 2 teaspoons water, vanilla, and 1/4 teaspoon salt. Stir to blend. Let coll 5 minutes (mixture will still be hot).

3. Add eggs to hot mixture 1 at a time, beating vigorously to blend after each addition. When mixture looks thick and shiny, add flour and stir until blended. Beat vigorously 60 strokes. Stir in nuts. Transfer batter to prepared pan.

4. Bake brownies until toothpick inserted into center comes out almost clean (with a few moist crumbles attached), about 25 minutes. Cool in pan on rack. using foil overhang, lift brownies from pan. Cut into 4 strips. Cut each strip crosswise into 4 brownies. Store airtight at room temperature (if you have time for!!)




Tuesday, October 2, 2012

Conchiglioni Recheado com Ricota e Espinafre # Stuffed Conchiglioni Pasta Shells with Ricotta and Spinach

O que fazer quando se tem menos de 1 hora para se preparar um almoço? Conchiglioni Recheado, claro! Aproveitei o tempo de cozimento da massa (mais ou menos 12 minutos) para preparar  o recheio e o molho. Em 20 minutos recheei as conchas, arrumei na travessa, cobri com molho e queijo. Mais 20 minutos em forno pré-aquecido e estava tudo pronto. E ainda sobrou 8 minutos pra ajeitar uma saladinha!!!



Conchiglioni Recheado com Ricota e Espinafre

Ingredientes

xícara medida = 240 ml

500 gramas de conchiglioni
4 xícaras de ricota*
1 xícara de mussarela ralada
2 ovos levemente batidos
1/3 de xícara de farinha de rosca
1/4 de xícara de salsinha picada
1/2 xícara de parmesão ralado
1 dente de alho picado
1 colher sopa de azeite
1 xícara de espinafre 
2 xícaras de molho de tomate (preparei um molho com uma lata de tomates pelados batidos, refoguei alho no azeite e deixei cozinhar por 10 minutos)

Preparo

1. Cozinhe o conchiglioni de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.

2. Em uma panela, em fogo médio, doure o alho no azeite e adicione o espinafre. Refogue em fogo médio, até que o espinafre esteja macio (2-3 minutos). Drene e pique o espinafre. Reserve.

3. Em uma tigela misture a ricota, a mussarela, os ovos, a farinha de rosca e a salsinha. Misture tudo para agregar e junte o espinafre frio a mistura. Mexa para agregar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

4. Recehei os conchiglionis com uma colher do receheio de ricota e espinafre cada. Arrume-os em um refratário untado com um pouco de azeite. Cubra com molho de tomate, salpique com parmesão e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.

* A ricota americana é muito diferente da brasileira. Ela é bem macia, mais parecida com uma massa de queijo. No Brasil, pelo menos as que conheço, são muito secas. Para se conseguir um recheio bem úmido, bata ou processe a ricota com um pouco de leite ou creme de leite fresco, até conseguir uma massa homegênia.

In English

What to do when you have only 1 hour to prepare a lunch meal? Stuffed Conchiglioni, of course! While my pasta was cooking (about 12 minutes) I prepared the filling and the tomato sauce. In 20 minutes, I stuffed the shells, arranged them in the dish, covered with sauce and cheese. Another 20 minutes in  preheated oven and everything was ready. And I still had 8 minutes to fixed a salad!!!

Stuffed Conchiglioni Pasta Shells with Ricotta and Spinach

Ingredients

 measuring cup - 240 ml

1 package of conchiglioni pasta shells
4 cups of ricotta cheese
1 cup of grated mozzarella
2 eggs (lightly beaten)
1/3 cup breadcrumbs
1/4 cup chopped parsley
1/2 cup grated Parmesan
1 clove garlic, minced
1 tbsp olive oil
1 cup of spinach (cooked, drained and chopped)
2 cups of tomato sauce (made made with 1 can of crushed tomatoes)

Directions

1. Cook the pasta according to package instructions

2. Saute the spinach with  olive oil and garlic in medium heat. Chop it and reserve.

3. In a large bowl, add the ricotta cheese, mozzarella, eggs (lightly beaten) breadcrumbs, parsley and spinach. Stir everything until combined. Season it with salt and pepper

4. Spray a large oven proof dish with olive oil

5. Spoon the ricotta-spinach mixture into each pasta shell.  Arrange them in the prepared dish. Cover the shells with the tomato sauce and add the Parmesan cheese on top of the shells. Put it in the oven (350º F)  to gratin (about 15-20 minutes)





Thursday, September 27, 2012

Cookies de Aveia, Canela e Passas # Oatmeal, Cinnamon and Raisins Cookies

Desde que minha pequena descobriu os prazeres da mesa, ficou impossível comer qualquer coisa perto dela sem que se ouça um yamiyamiyami de sua boquinha salivante, pedindo um pedacinho. Para evitar que ela consuma muitos produtos industrializados, tenho buscado receitas saudáveis que possam ser divididas com a mocinha. Esta é uma delas. Esses cookies vieram de um dos meus blogs de culinária favoritos. Ficaram muito saborosos, macios e cheios de passas, como um bom cookie de aveia e passas deve ser. Super fácil de fazer, nao será necessário mais que duas tigelas e uma espátula. Se quiser, pode se usar a batedeira, mas como fiz esses com menina dormindo, bati a massa no muque mesmo, pra não acordá-la. 

Gelar a massa antes de assá-la é o segredo para se conseguir os cookies macios e gorduchinhos! Difícil é ter paciência para esperar o tempo de geladeira e não botá-los logo ao forno, tão cheirosa é a massa.



Cookies de Aveia, Canela e Passas (daqui)


Ingredientes



* xícara medida= 240 ml


1/2 de xícara de manteiga, amolecida
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 de colher de chá de fermento em pó
1/2 de colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de sal
1 1/2 xícara de aveia em lascas
3/4 de xícara de uvas passas pretas
1/2 xícara de nozes picadas (opcional)

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180º

2. Em uma tigela grande, bata a manteiga, o açúcar mascavo, o ovo e a baunilha, até obter um creme homegêneo. Em uma tigela  aparte, misture a farinha, o fermento, a canela e o sal.

3. Adicione a mistura de farinha com o creme de manteiga. Acrescente a aveia, as passas e as nozes, se for usar. Neste ponto, leva a massa para gelar por uma hora e meia, mais ou menos. Se não tiver paciência para esperar o tempo de geladeira, os cookies ficarão apenas mais finos, mas igualmente gostosos.

4. Com a massa gelada, transfira porções de massa para uma forma forrada com papel vegetal. Os cookies devem estar a 5 cm de distância uns dos outros. Asse por 10-12 minutos (isso vai variar de acordo com o forno e de quão gelada estava a massa), ou até que as bordas estejam douradas (o meio pode parecer ainda cru, isso é normal). Deixe-os descansar na forma por 5 minutos após retirá-los do forno e então transfira para uma gradinha para acabar de esfriar.

Rende 18 cookies!

In English


Since my little one discovered the pleasures of the table, it has been impossible to eat anything near her without hear a yamiyamiyami from her watering little mouth, asking for a bite. To avoid giving her too many processed food, I have been seeking for healthy recipes that can be shared with her. This cookie recipe is one of them. It came from one of my favorite food blogs and resulted in very tasty cookies, soft and full of raisins, as a good oatmeal raisin cookie should be. Super easy to make, you will not need more than two bowls and a spatula to prepare the dough. If you want, you can use an electric mixer. I didn't since I only bake while my little one is sleeping and I try by all means to avoid any sort of noise.

Chill the dough before baking it is the secret to get soft and tall cookies! Hard is to have patience to wait and not putting them in the oven right away, so fragrant is the dough.

Since I follow the recipe ipsi literis from here, I won't rewrite it here, the original source is always better!






Monday, September 24, 2012

Cookies de Manteiga de Amendoim (sem farinha) # Flourless Peanut Butter Cookies

Estava louca para fazer esses cookies de manteiga de amendoim sem farinha desde que recebi a receita da Revista Saveur via e-mail. Desde que me mudei para os EUA viciei na tal manteiga e como pura mesmo, gelada, em colheradas, vendo TV! Sempre tenho um pote na geladeira, "just in case"... Essa receita pedia por uma manteiga de amendoim de uma marca especifica: Jiff, uma das mais comerciais do mercado. Lendo os comentários no site da revista, muita gente se perguntava como a Saveur, uma revista de gastronomia tão conceituada, recomendava uma marca tão popular para uma de suas receitas, não garantindo o resultado dos cookies com outra marca. Eu tambem não sei...

Acabei que não usei a Jiff, usei uma manteiga de amendoim orgânica que já estou acostumada e o resultado foi o mesmo: cookies saborosos, crocantes e com sabor intenso de amendoim. A receita pede para que se passe os cookies em açúcar demerara antes de serem levados ao forno. Os meus ficaram muito doces para o nosso paladar e da próxima vez nao vou usar o demerara (alguns comentários na página da receita falam que nao há perda de sabor sem o açúcar)


Cookies de Manteiga de Amendoin sem Farinha (daqui)

Ingredientes

480 gramas de manteiga de amendoim
1 xícara de açúcar
1 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 de colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara açúcar demerara

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus

2. Forre duas formas com papel vegetal

3. Em uma tigela média, bata com a batedeira a manteiga de amendoim, o açúcar e o açúcar mascavo até obter um creme. Acrescente os ovos, a baunilha, o fermento, o sal e a canela e apenas mexa com uma espátula, até incorporar todos os ingredientes (fica uma massa seca, quase esfarelando)

4. Coloque o açúcar demerara em uma tigela pequena. faça pequenas bolinhas com a massa e passe-as pelo açúcar, cobrindo-os completamente. Coloque as bolinhas nas formas e achate-as com um garfo, fazendo um desenho xadrez (se quiser)

5. Asse por 10-12 minutos, até que estejam crescidos e dourados nas laterais. Deixe esfriar por 10-15 minutos na própria forma antes de retirá-los.

*Fiz metade da receita e consegui  15 cookies médios!


In English 


I was dying to make this flourless peanut butter cookies since I received the recipe from Saveur Magazine via email. Since I moved to the U.S. I became addicted to peanut butter and I love to eat it cold, in spoonfuls, watching TV! I always have a jar in the fridge, "just in case" ... This recipe called for a peanut butter from a specific brand: Jiff, one of the most commercial in the market. Reading the comments on the magazine's website, many people wondered how Saveur, a food magazine so reputable, recommended Jiff, not ensuring the results with another brand. I also do not know ...

I ended up not using Jiff, I used an organic peanut butter that I'm used to and the result was the same: tasty cookies, crisp and intense flavor of peanuts. The recipe calls for rolling the cookies in demerara sugar before you bake. The cookies were too sweet for our taste, and next time I will not use demerara (some comments on the recipe page say that there is no loss of flavor without the sugar).

Flourless Peanut Butter Cookies (from here)

Ingredients

16 oz. creamy peanut butter (used this one)
1 cup sugar
1 cup light brown sugar
2 eggs
1 tsp. vanilla extract
2 tsp. baking soda
1/2 tsp. salt
1 tsp. cinnamon
1 cup demerara sugar  

Directions

1. Preheat oven to 350° with racks in the upper and lower thirds. Line two rimmed baking sheets with parchment paper and set aside. In a medium mixing bowl cream together peanut butter, sugar and brown sugar. Beat in eggs, vanilla, baking soda, salt, and cinnamon until thoroughly combined.

2. Place demerara sugar in a small bowl. Form peanut butter mixture into 2-inch balls and roll in demerara sugar, coating completely. Place balls four inches apart on prepared baking trays and flatten with the tines of a fork in a perpendicular cross-hatch pattern, if desired.

3. Bake 10-12 minutes until puffed and lightly golden at edges. Allow to cool 10-15 minutes on trays to set before removing.

* Made half of the recipe and I got 15 cookies!





Sunday, September 23, 2012

Pineapple Fried Rice

Pineapple Fried Rice, ou traduzindo literalmente, Arroz Frito com Abacaxi, é um prato muito famoso da culinária tailandesa. Como em todos os pratos tailandeses, o Pineapple Fried Rice também leva ingredientes que caracterizam quatro sabores principais: doce, salgado, azedo e picante. Nesta receita, nao coloquei pimenta pois minha pequena também aprecia a culinária tailandesa.

Este é um prato de preparo rápido, então aconselho a deixar todos os ingredientes picados e separados para não correr o risco de se perder no meio da receita.


Pineapple Fried Rice (inspirado nesta receita aqui)

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo (usei óleo de amendoim)
2 chalotas (ja usei cebola e tambem fica bom, nesse caso use apenas uma pequena)
3 dentes de alho picados
1 pimenta chili ou dedo de moça picada (nao usei)
1 pimentão vermelho picado
2 cenouras bem picadinhas
1 ovo levemente batido
3 colheres de sopa de caldo de frango (ou água mesmo)
3 colheres de sopa de caldo de peixe (ou molho de soja)
1 colher de sopa de curry
1 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de castanhas de caju torradas
3 xícaras de arroz cozido (melhor ainda se for prepardo no dia anterior)
1 xícara de abacaxi em cubos (preferível o fresco, mas o de lata tambem vai bem)
250 gramas de camarão cozido (opcional)*
1/4 xícara de ervilhas (congeladas ou frescas, nao usei a de lata)
1/4 xícara de uvas passas
2 cebolinhas picadas
1/4 xícara de coentro (nao usei porque nao gosto)

Preparo

1. Aqueça o óleo em uma panela (rasa e larga, uso uma wok)
2. Refogue as chalotas (ou cebola), o alho,  a pimenta e o pimentão, até começar a soltar o aroma, mais ou menos um minuto
3. Adicione o ovo e mexa por mais um minuto
4. Adicione o caldo de frango (ou água), o molho de peixe (ou soja), o curry e o açúcar, e mexa
5. Adicione as castanhas e mexa por mais 30 segundos
6. Adicione o arroz, quebrando os pedaços, mexendo sempre por mais alguns minutos
7. Adicione o abacaxi, o camarão*, as ervilhas e as passas, e mexa para incorporá-los ao arroz
8. Retire do fogo e sirva decorado com as cebolinhas.

* Já preparei este prato com frango e carne. Nesse caso, acrescente um peito de frango picado em cubos ou 300 gramas de uma carne de boa qualidade, logo após o passo n.2. Deixe dourar e continue com a receita.


In English



Pineapple Fried Rice is a very famous dish of Thai cuisine. As with all Thai dishes, the Pineapple Fried Rice also takes ingredients that characterize four basic tastes: sweet, salty, sour and spicy. In this recipe, I did not use any spice because my  sweet girl also enjoy Thai food!


This  is a dish that is prepared very quickly, so I advise leaving all ingredients prepared and separated in order to not get lost in the middle of the recipe.


Pineapple Fried Rice (inspired by this recipe here)

Ingredients

1 tablespoon of oil (I used peanut oil)
2 shallots (I have already used onions before and it is also good, in this case just use a small one)
3 cloves garlic, minced
1 chili pepper, chopped (I did not use it)
1 red bell pepper, chopped
2 carrots finely chopped
1 egg, lightly beaten
3 tablespoons chicken stock (or water)
3 tablespoons of fish broth (or soy sauce)
1 tablespoon of curry powder
1 teaspoon of sugar
1/2 cup of roasted cashews
3 cups of cooked rice (even better if cooked the day before)
1 cup of diced pineapple (preferably the fresh, but canned is fine too)
1 lb of cooked shrimp (optional) *
1/4 cup of peas (frozen or fresh)
1/4 cup of raisins
2 green onions chopped
1/4 cup cilantro (I did not use it)
  
Directions

1. Heat oil in a pan (shallow and wide, use a wok)
2. Saute the shallots (or onion), garlic, pepper and bell pepper, until begin to release the aroma, plus or minus one minute
3. Add egg and stir for another minute
4. Add the chicken stock (or water), fish sauce (or soy sauce), curry powder and sugar, and stir
5. Add the nuts and stir for another 30 seconds
6. Add your own rice, breaking up the pieces, stirring constantly for a few minutes
7. Add pineapple, shrimp *, peas and raisins and stir to incorporate them into the rice
8. Remove from heat and serve garnished with chives.

* I have prepared this dish with both chicken and beef. In this case, add one chicken breast chopped into cubes or 1lb of a good quality meat just after the step n.2. Cook them until golden and continue with the recipe.