Saturday, November 24, 2012

Macaroon

Macaroon

Sou (era?) viciada em chocolates, mas fiz uma promessa de não come-los (puro ou qualquer coisa que o contenha) por um ano e desde então, qualquer doce que não leve chocolate, chama minha atenção. Esses Macaroons, feitos apenas a base de claras, côco e açúcar estão na edição de dezembro da Living Magazine (Martha Stewart) e não sosseguei enquanto não os preprarei.

O preparo é muito fácil, coisa de criança! O difícil foi moldá-los em forma de pequenos pinheirinhos, como dona Martha sugeria. Os meus não ficaram lá essas coisas no formato, mas não deixaram a desejar no sabor. Ficam muito crocantes por fora e fofinhos por dentro. São divinos para serem comidos assim que saem do forno ou no máximo no dia seguinte, depois começam a ressecar (aqui em casa eu nem me preocupo pois dificilmente eles chegam ao dia seguinte!!!)
Obs - Esses aqui são Macaroons (dois Os) e nao Macarons (o que esta na moda, com apenas um O). O primeiro é mais simples de preparar, com diversas receitas e técnicas diferentes. Já o Macaron é o francesinho, declicioso, viciante e chatinho de fazer, requerendo certa prática e habilidade no preparo. 

Macaroons
Rende 18 

Ingredientes

2 1/2 xícara de côco ralado sem açúcar
3/4 de xícara de açúcar
2 claras (ovos grandes) ligeiramente batidas
5 colheres de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel vegetal.

2. Em uma tigela grande misture o côco, o açúcar, as claras, a baunilha e o sal, usando as mãos ou uma espátula (misturei com as mãos). Pegue duas colheres de sopa da massa e molde em formato de pequenos pinheirinhos (pode ser bolinhas também). Tranfira-os para a forma forrada, deixando um espaço de 2 cm entre eles.

3. Leve ao forno e asse até que estejam firmes e dourados, aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha por pelo menos 15 minutos. Remova-os e polvilhe com açúcar de confeiteiro (se for usar).
Print Friendly and PDF

No comments:

Post a Comment