Thursday, August 1, 2013
Calda de Chocolate (Brown Cow Caseiro)
Sempre admirei as criancinhas americanas, que como acompanhamento para as refeições, tomam leitinho branco, sem açúcar ou achocolatados. Todos os restaurantes americanos oferecem leite no menu infantil, além dos refrigerantes e sucos. Pra mim, sempre foi estranho e quando via alguém tomando leite com a comida já torcia logo o nariz e logo pensava - isso não combina!!! Mas como tudo é hábito, já me acostumei com a idéia - de vê-los tomando, claro. Eu ainda prefiro chá preto gelado rsrs!!
E eu sempre dizia que com a pequena também seria assim, apenas leite às refeições. Leite puro! Nada de chocolates misturados à bebida, tirando todo o sabor do alimento natural, tão bom por aqui (sem formol ou água misturados!!). E assim foi desde que ela começou a tomar leite de vaca aos 12 meses. Tão bonitinha com seu bigodinho branco de leite, um sonho! Que acabou quando fomos de férias ao Brasil quando ela tinha 17 meses. Assim que provou o leite brasileiro, se recusou a beber. Qualque um - longa vida, marca boa, marca meia-boca, leite A. Nada! Até que alguém na maior boa intenção sugeriu - põe um Nescauzinho, quem sabe ela toma. e no desespero de mãe, entrei num caminho sem volta. Resumindo...o meu sonho do leitinho puro foi por água abaixo e até hoje, só leite com chocolate.
Quando comecei a ficar mais atenta ao rótulos dos alimentos, descobri que o inocente achocolatado do coelhinho, leva mais ingredientes estranhos que fórmula de sabão em pó. Dentre eles, corante amarelo 6, vermelho 40 e azul 1, sendo o primeiro e segundo apontados em alguns estudos como causadores do aumento de risco para comportamento hiperativo em criancas. No Reino Unido, o governo já baniu o uso da maioria dos corantes na fabricação dos alimentos. Aqui nos EUA, a lei manda apenas que esses ingredienets sejam identificados nos rótulos e no Brasil a lei não exige que se de destaque ao uso de corantes pois não há estudos científicos suficientes que comprovem os malefícios do uso de corantes alimentícios. Na dúvida, optei por fazer o meu próprio achocolatado.
Quem não se lembroa do Brown Cow? Eu amava!!!! Pois essa calda fica muito parecida com o chocolate da vaquinha. A minha calda armazenei nesse potinho de vidro (tenho minhas neuras quanto a armazenar comida em plástico) mas pra quem não tem neura com plastico, aqueles frascos de ketchup de lanchonete facilita muito na hora de usar, seja pra por no leite ou usar como calda de sorvete.
Calda de Chocolate
Vegetariano, Clean, Paleo, Gluten-Free
Ingredientes
1 xícara de cacau em pó sem açúcar
3/4 de xícara de mel ou 1 xícara de açúcar (usei mel)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de água
Preparo
1. Junte todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar (mais ou menos 5 minutos)
2. Retire do fogo e transfira para um recipiente de vidro (se for usar plástico, espere esfriar)
Obs: se for usar como calda para sorvete, bolos, etc, aquecer por 1-2 minutos antes de usar.
Labels:
achocolatado,
brown cow,
cacau,
calda de chocolate,
chocolate,
clean,
leite,
paleo,
vegetariano
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment