Engraçado como brasileiro quando mora fora tem vontade de comer coisas que nem costumava comer com frequência quando morava no Brasil (pelo menos aqui em casa é assim). Ficamos mega felizes quando encontramos Toddy, Rosquinhas Mabel, Guaraná Antarctica e pão francês...ah o pão francês!!
Foi o que aconteceu comigo e a tal da carne seca. Vi uma receita de paçoca de carne seca, prato típico nordestino e que nunca provei, no blog da Katia, ex Rainha do Lar e minhas lombrigas quase pularam pra fora. Dirigi mais de 15 kilometros até o mercadinho mais próximo atrás da carne. Achei, mas ainda faltava manteiga de garrafa rsrsrs!! Como não queria descaracterizar um prato tão típico, mudei de idéia e precisando dar fim para as abóboras, que chegam como se não houvesse amanhã, na minha cesta orgânica, preparei esse risotinho de abóbora com carne seca, delicioso.
Não tem nada de diferente. Preparei um risoto básico branco e acrescentei no final um purê de abóbora (apenas amassado com o garfo para ficar pedaçudo) e a carne seca desalgada, cozida, desfiada e refogada no alho e manteiga. So yammy!!!
Risoto de Carne Seca e Abóbora
Ingredientes
1 xícara de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picados
50 gramas de manteiga + uma colher de sopa
100 gramas de queijo parmesão ralado grosso*
1 cebola picada
1 litro de caldo de legumes (mantenha-o aquecido)**
1/2 xíxara de vinho branco seco
2 xícaras de purê de abóbora (cozinhe em água e amasse com o garfo)
300 gramas de carne seca desalgada, cozida e desfiada
Sal a gosto
* Por Deus, não use queijo ralado de saquinho no risoto. Queijo ruim, risoto ruim!
** Não use caldo pronto ou de tablete. Se não tiver caldo, prepare um fervendo 1 litro de água com meia cebola, uma cenoura, as cascas da abóbora e alguns ramos de salsinha por uns 30 minutos. Passe por uma peneira e pronto.
Preparo
1. Refogue a carne seca, previamente desalgada, cozida e desfiada, em uma colher de manteiga e alho.
2. Em uma panela larga, de fundo grosso, refogue em fogo médio, a cebola no azeite de oliva. Junte o arroz e frite-o até que comece a grudar no fundo da panela. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhando até que todo o álcool evapore (2-3 minutos). Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa sempre. A medida que o líquido vai sendo absorvido (não espere secar todo o caldo), vá acrescentando mais caldo (não pare de mexer), uma concha de cada vez, até que o arroz esteja "al dente" (vá provando alguns grãos ao longo de processo). Será necessário mais ou menos umas 4 ou 5 conchas de caldo e o tempo total de cozimento varia de 18 a 20 minutos.
3. Adicione o purê de abóbora e a carne desfiada e refogada. Mexa pra agregar.
4. Desligue o fogo e adicione o queijo ralado. Mexa para agregar e junte a manteiga, mexendo bem com uma colher grande para que toda a manteiga derreta e se junte ao risoto. Corrija o sal, se necessário, e salpique salsinha picada, se quiser.
5. Sirva imediatamente (ou vira reboco de parede).
No comments:
Post a Comment