Wednesday, November 28, 2012

Bolinhos Crocantes de Amaranto

Bolinhos Crocantes de Amaranto

Dia desses estava reclamando que minha geladeira é pequena demais. Não, ela não é. Sou eu que tenho muitas farinhas estocadas nela. Sim, porque com excessão da farinha branca, todas as outras devem ser guardadas na geladeira.

Da útlima vez que fiz um inventário, eu tinha cinco tipos  - de aveia, integral, de espelta, de centeio e de grão-de-bico (tem mulher que compra sapatos, eu compro farinhas). Mas me faltava a de amaranto. Super famosa nos cookies da Heidi Swanson, eu não conseguia encontrá-la de modo algum. Mas achei os grãos de amaranto e achei que fácil, fácil, mole, mole eu transformaria grãos em farinha com meu moedor de café...kkk. Ledo engano! Pode moer o quanto quiser, eles não se alteram. O jeito é consumir os grãos, que cozidos não tem gosto de nada, mas que por isso mesmo é ótimo para ser usado como base para outros pratos.  Só pra constar, esse grão é o mais proteíco dos grãos e não contem glúten. Ainda é rico magnésio, potássio e selênio (wikipedia). Vale a pena dar uma chance pro grãozinho, que no Brasil ainda não é muito conhecido. Vi que por aí, a Jasmine comercializa em embalagens de 150 gramas (+ou- R$10,00 o pacote, mas rende muito).

Esse bolinho (ou panquequinhas) foi o primeiro prato preparado com a finalidade de dar cabo no grão que não quis virar farinha. São simples de preparar e ficam muito bons. O bacana é servi-los assim que saem da frigideira, enquanto quentinhos e crocantes (depois disso ficam molengas e sem graça).

Bolinhos de Amaranto
(receita deste livro)


Xícara medida - 240ml
Serve 4 


Ingredientes

1 ovo
1 xícara de amaranto cozido (siga as instruções da embalagem)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento em pó
Leite, creme de leite ou half-and-half o quanto necessário (não mais que 1/4 de xícara)
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
2 a 3 colheres de sopa de óleo ou manteiga para fritar

Preparo

1. Bata bem os ovos em uma tigela. Junte o amaranto e tempere com sal e pimenta. Misture a farinha e o fermento em pó. Adicione leite o suficiente para obter uma massinha lisa, pouco espessa (um pouco mais espessa que massa de panqueca). Adicione o tomilho e mexa.

2. Aqueça uma frigideira. Coloque um pouco de óleo ou manteiga e deixe esquentar. 

3. Usando uma colher grande, despeje um pouco de massa na frigideira. A massa deve se espalhar um pouco. Coloque quantos bolinhos couberem na frigideira, com cuidado para que não grudem uns nos outros. Deixe dourar de um lado e vire-os, frite do outro lado (não mais que 8 minutos no total). Sirva imediatamente.

Print Friendly and PDF

No comments:

Post a Comment