Quem me segue no Instagram já deve ter visto que eu estou comendo Paleo há alguns dias. Aqui nos EUA a Dieta Paleo já é bem conhecida, os livros de receitas paleo pipocam nas livrarias e estão sempre entre os mais vendidos. No Brasil, sei que a Revista Época publicou uma matéria sobre a Dieta Paleolítica (capa) mas não tive acesso ao conteúdo ainda, mas pelo que andei vendo nas hashtags #Paleo no instagram há muitos desencontros sobre o que é permitido e o que é liberado na Dieta Paleo.
A Dieta Paleo não é simplesmente uma dieta de emagrecimento rápido. Na verdade é um estilo de vida. Segundo Dr. Loren Cordain, autor do livro
"The Paleo Diet Revised: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat" exames de DNA mostram que a fisiologia do homem atual mudou muito pouco nos últimos 40.000 anos. Literalmente, somos homens da Idade da Pedra vivendo na Era Espacial e nossas necessidades dietéticas são as mesmas que as de nossos ancestrais. Nossos genes são bem adaptados para um mundo no qual toda a comida ingerida diariamnete tinha que ser caçada, pescada ou retirada da natureza - um mundo que não existe mais. Portanto, temos que dar ao nosso corpo comida ao qual ele foi projetado para ingerir.
Ela ainda dá um exemplo - seu carro é a gasolina. Se você o abastecer com diesel, o resultado vai ser desastroso para o motor. E o mesmo princípio se aplica a nós. Fomos projetados para "rodar" com vegetais selvagens e carnes que os homens caçavam há apenas 333 gerações passadas. A comida que temos atualmente - cereais, açúcares refinados, carnes gordurosas, laticínios e comidas processadas - são como diesel para nosso motor a gasolina.
A ilustração abaixo mostra os alimentos permitidos e os que devem ser evitados na alimentação Paleo.
Com esses alimentos, nós retornamos à dieta para a qual fomos geneticamente programados a seguir. Ainda segundo Dr. Cordain, a Dieta Paleo é a chave para a perda e controle de peso e, acima de tudo, para uma vida saudável. A Dieta paleo dá ao organismo seus próprios mecanismos, desenvolvidos através de milhões de anos, para frear o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas da civilização moderna.
Por que estou fazendo 30 dias de Dieta Paleo?
Após ler o livro do Dr. Loren Cordain, li também o
"The Paleo Solution: The Original Human Diet", de Robb Wolf. Nele, ele traz sua luta contra várias doenças crônicas que apresentava ainda com 28 anos de idade (apesar de seu vegetarianismo puro) e sua "cura", através da Dieta Paleo. Nesse livro ele ainda propõe um período experimental de 30 dias comendo Paleo, ou seja, sem grãos, cereais, trigo, açúcares, latícinios e alimentos processados. Após esse período você pode reintroduzir grãos, farináceos e laticínios aos poucos, pra ver como seu organismo se comporta.
Em maio de 2013, me sentindo muito cansada, apesar de toda alimentação saudável que sempre tento seguir, fiz um Whole 30, do livro
"It Starts with Food: Discover the Whole30 and Change you Life in Unexpected Ways", de Dallas e Melissa Hartwig. 30 dias comendo paleo de uma maneira mais restrita - nenhum açúcar, nem mesmo os naturais são permitidos e nenhum alimento processado. Nenhum!!! Posso dizer que a primeira semana é o purgatório. Dores de cabeça, náusea e boca seca, pra começar. Mas depois tudo desaparece e você começa a sentir muito bem. Fiquei a pessoa mais bem humorada do mundo. Mas reintroduzi os alimentos muito rápido e acabei perdendo os benefícios da dieta.
Agora, novamente me sentindo cansada ao extremo, tendo enxaqueca diária, com dores pelo corpo que não me largam e com um humor de cão resolvi mudar tudo na minha alimentação e me manter Paleo por 30 dias seguidos. Dessa vez já sei o que esperar e estou atenta aos sinais que meu corpo vai me dar com a retirada dessas grupos alimentares da minha dieta.
Quando decidi que começaria a comer paleo novamente, tive o seguinte diálogo com meu marido -
Eu: - Decidi que vou me alimentar paleo de novo. O que você acha?
Ele - Ótimo! Será que você vai ficar bem humorada como da outra vez?
Bom, é isso que eu espero. Mais qualidade de vida através da alimentação saudável. Vou postar aqui meus 30 dias paleo e claro, as receitas maravilhosas dos meu novos livros de receitas Paleo!
Obs: Não sou médica nem nutricionista. Sou fisioterapeuta e tenho mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento. Tudo que escrevo aqui é retirado de literatura científica mas não substitui orientação especializada. Antes de iniciar qualquer dieta ou mudança alimentar, consulte um profissional especializado.