Esta era a vista da minha janela na semana passada. Pouca neve pra quem já morou em Ohio, mas para os padrões aqui do Sul foi motivo de ficarmos trancados em casa por três longos dias. Sem aulas pra pequena, sem trabalho para o marido, caos total nas ruas, tudo fechado, cenário de guerra!
E já que não me restava mais nada pra fazer eu fui fazer gnocchi. Sempre quis fazer gnocchi e uma das recordações bacanas que guardo da infância era minha avó paterna fazendo gnocchi. Nunca fui interessada em cozinha, não sou daquelas que pode dizer que desde pequena adorava cozinhar, ajudar a mãe na cozinha. Não, esse não era o meu caso, haja vista as dúzias de caixas de nuggets que comi nos anos da faculdade. Mas me lembro de pedir pra ajudar a cortar os rolinhos de massa nessas ocasiões do gnocchi na casa da vó. E também me lembro da sujeirada e da trabalheira que dava. Receitas com farinha pra todo lado não chamam muito a minha atencão, e vai ver que por isso gnocchi nunca entrou para o meu hall de receitas favoritas. Mas eu tinha tempo, então me aventurei.
Para esse gnocchi usei batatas-doce no lugar da batata comum. É tao simples que talvez nem precisasse de receita. Batatas cozidas, temperos e especiarias e farinha até dar ponto. Só. Mas eu disse simples, porque trabalhoso, ah, isso gnocchi feito em casa sempre vai ser. Minha cozinha, assim como as ruas de Atlanta, parecia cenário de guerra!! Mas gnocchi é gnocchi e esse valeu cada grão de farinha espalhado pela bancada da cozinha e adjacências. Ficou D.I.V.I.N.O!!! Verdedadeiros travesseirinhos macios e fofinhos de batata doce! Servi acompanhado de molho de tomate feito com meus tomates enlatados orgânicos favoritos, mas acredito que com pesto de manjericão também ficaria delicioso.
Gnocchi de Batata-Doce
Vegetariana
Rende 4 porções (para pessoas não muito famintas!)
Ingredientes
450 gramas de batata-doce
1 1/2 xícara de farinha de trigo*
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta fresca a gosto
Preparo
1. Cozinhe as batatas em água (ou no vapor). Escorra, descasque e passe-as pelo processador (apenas amassei no espremedor de batatas). Tempere o purê com sal e pimenta. Leve ao fogo uma panela grande com água e sal.
2. Em uma tigela média, junte a batata, uma xícara de farinha o parmesão e a noz-moscada e mexa. Vá adicionando farinha até formar uma massa homogênea (eu precisei de toda a farinha). Sove a massa por um minuto ou mais em uma superfície enfarinhada. Tire um pedacinho da massa e cozinhe na água pré-aquecida pra ter certeza que vai cozinhar sem desmanchar. Se não, sove por mais um minuto. A idéia é fazer a massa com a menor quantidade de farinha e sovando o menor tempo possível.
3. Corte porções de massa e faça rolinhos de mais ou menos 2 cm de diâmetro. Corte os rolinhos em pedacinhos de 1,5 cm e coloque-os em um forma com papel manteiga. Cozinhe-os em água quente. Após subirem a superfície, deixe cozinhar por mais um minuto e então retire da água, escorra e vá transferindo-os para um refratário. Sirva imediatamente acompanhado do molho de preferência.
* Quase não cozinho com farinha de trigo branca mas quando o faço, uso orgânica desta marca aqui.
Receita retirada do oráculo How to Cook Everything Vegetarian: Simple Meatless Recipes for Great Food de Mark Bittman
Gostou da receita? Deixe um comentário e cadastre seu e-mail para não perder as novidades do Natureba!
No comments:
Post a Comment