Monday, October 29, 2012

Cevada com Frango, Cogumelos e Tomate Cereja

Risoto de Cevada e Cogumelos

Cevada é um grãozinho coringa. Cozido al dente, aceita bem qualquer combinação de legumes que por acaso esteja dando bobeira na geladeira. Para esse risoto, usei uns cogumelos porcinis secos e tomates cerejas bem madurinhos. O frango entrou como fonte de proteína para a pequena, mas ficaria ótimo também na versão vegan.

Cevada com Frango, Cogumelos e Tomate Cereja

Xícara medida - 240ml
Rende 4 porções

Ingredientes


1 xícara de cevada (ou cevadinha) cozida*

1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 peito de frango cortado em cubos, temperado com sal e pimenta
30 gramas de cogumelos porcini (qualquer outro combina muito bem) secos (hidratados) 
1/2 xícara de caldo de legumes (ou do próprio cogumelo)
2 xícaras de tomates cerejas
2 colheres de sopa de tomilho fresco
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 xícara cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto

Preparo

1. Em uma panela grande e larga, aqueça o azeite e frite o frango até dourar. Retire da panela e reserve.

2. Volte a panela ao fogo, adicione 1 colher de manteiga e refogue o alho e a cebola até murchar. Adicione os cogumelos e cozinhe por 5 minutos.

3. Junte a cevada cozida, o caldo de legumes e o tomilho e cozinhe em fogo médio por mais 3-4 minutos. Junte o tamate cereja e volte o frango para a panela. Adicione 1 colher de manteiga e misture tudo para agregar.

4. Corrija o sal, junte a pimenta e salpique com cebolinha picada. Sirva quente!


* Para  cozinhar a cevada, siga as instruções da embalagem. Eu faço assim:

- Em uma panela, misture 1 xícara cevada lavada com 2 xícaras de água mais meia colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo até levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe até ficar macia (mais ou menos 45 minutos). Escorra e use na receita. Dá pra deixar na geladeira em pote fechado por até uma semana.





Thursday, October 25, 2012

Granola


Granola boa é um négocio caro. Quando morava no Brasil, lembro de ter pago quase oito reais por uma caixa de granola da Kellness, a melhor das industrializadas, na minha opinião. Além de caras, muitas vezes não cumprem o que prometem na embalagem, com quantidades mínimas de frutas e nozes e muito, mas muito floco de arroz. É por isso que faço a minha granola em casa. Além de ficar bem mais barato, o legal é que dá para personalizar a mistura, colocando só os ingredientes que gosta. A minha, por exemplo, é um exagero de passas e nozes!!

Granola
(receita adaptada daqui)

Xícara medida - 240 ml
Rende muito!

Ingredientes

2 xícaras de aveia em lâminas
1/2 xícara de farinha de linhaça (ou germem de trigo)
3/4 de xícara de amêndoas em lascas
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de coco ralado, sem açúcar
1/2 xícara de damascos secos picadinhos
3/4 de xícara de uvas passas
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de óleo de canola

Preparo

1. Pré-aqueça o forno á 180 graus. Em uma panelinha, ou recipiente próprio para microondas, misture o óleo e o mel e aqueça, apenas até ficar morno, só para amolecer e facilitar ao ser adicionado aos ingredientes secos

2. Em uma tigela grande misture a aveia, a farinha de linhaça, as amêndoas, as nozes e o coco ralado. Adicione a mistura de mel mais óleo e mexa bem, até que tudo esteja bem agregado.

3. Despeje a mistura em uma forma e leve ao forno por 15 minutos (ou até que esteja dourada), mexendo a cada 5 minutos

4. Retire do forno, deixe esfriar e adicione as passas e o damasco seco. Mexe bem. Armazene em potes de vidro bem tampados e mantenha em lugar seco.





Saturday, October 20, 2012

Bolo de Banana com Blueberry (ou Mirtilos)



Sempre compro mais bananas do que podemos consumir e toda semana acabo com duas ou três delas passando do ponto de serem comidas in natura mas perfeitas para entrarem em uma receitinha.

As blueberries (ou mirtilos) entraram nesse bolo de gaiatas. Essas frutinhas não tão conhecidas no Brasil são uma ótima fonte de antioxidantes e vitaminas C. São colhidas no verão, então talvez seja mais fácil encontrá-lás frescas agora, em algum bom hortifruti. Cati consumia blueberries com gosto, mas de uns tempos pra cá tem quem tem se fartado com as frutas é o cão, que não sai de baixo da cadeira dela durante as refeições (porque será)! Aproveitei que tinha um punhado esquecido na geladeira e juntei á massa. Ficou delicioso!

A quantidade de massa é para uma forma de bolo inglês de 23x12. Assei o meu em 4 mini formas de bolo inglês.






Bolo de Banana com Blueberry
(receita adaptada daqui)

Xícara medida - 240ml
Rende 1 bolo (em forma de bolo inglês) ou 4 mini bolos

Ingredientes

1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
1 xícara de bananas amassadas (3 médias)
4 colheres de sopa de buttermilk
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de blueberries

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e farinha 1 forma e bolo inglês ou 4 mini formas de bolo inglês. Pode ser assado em forma de muffins.

2. Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até conseguir um creme branco e fofo. Adicione os ovos, as bananas, o buttermilk e a baunilha e bata bem (2-3 minutos).

3. Adicione a farinha, o fermento em pó, o sal e o bicarbonato. Bata para agregar todos os ingredientes.

4, Adicione os blueberries (gotas de chocolate também é uma boa opção). Misture com uma colher, delicadamente, para não furar as frutinhas.

5. Coloque a massa na(s) forma(s) previamente preparada(s) e leve ao forno por 50-55 minutos ou até que o palito saia limpo.

6. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Remova da forma e deixe esfriar completamente em uma gradinha.





Tuesday, October 16, 2012

Risoto de Abóbora com Carne Seca

Engraçado como brasileiro quando mora fora tem vontade de comer coisas que nem costumava comer com frequência quando morava no Brasil (pelo menos aqui em casa é assim). Ficamos mega felizes quando encontramos Toddy, Rosquinhas Mabel, Guaraná Antarctica e pão francês...ah o pão francês!!

Foi o que aconteceu comigo e a tal da carne seca. Vi uma receita de paçoca de carne seca, prato típico nordestino e que nunca provei, no blog da Katia, ex Rainha do Lar e minhas lombrigas quase pularam pra fora. Dirigi mais de 15 kilometros até o mercadinho mais próximo atrás da carne. Achei, mas ainda faltava manteiga de garrafa rsrsrs!! Como não queria descaracterizar um prato tão típico, mudei de idéia e precisando dar fim para as abóboras, que chegam como se não houvesse amanhã, na minha cesta orgânica, preparei esse risotinho de abóbora com carne seca, delicioso.

Não tem nada de diferente. Preparei um risoto básico branco e acrescentei no final um purê de abóbora (apenas amassado com o garfo para ficar pedaçudo) e a carne seca desalgada, cozida, desfiada e refogada no alho e manteiga. So yammy!!!



Risoto de Carne Seca e Abóbora

Ingredientes

1 xícara de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picados
50 gramas de manteiga + uma colher de sopa
100 gramas de queijo parmesão ralado grosso*
1 cebola picada
1 litro de caldo de legumes (mantenha-o aquecido)**
1/2 xíxara de vinho branco seco
2 xícaras de purê de abóbora (cozinhe em água e amasse com o garfo)
300 gramas de carne seca desalgada, cozida e desfiada
Sal a gosto

* Por Deus, não use queijo ralado de saquinho no risoto. Queijo ruim, risoto ruim!

** Não use caldo pronto ou de tablete. Se não tiver caldo, prepare um fervendo 1 litro de água com meia cebola, uma cenoura, as cascas da abóbora e alguns ramos de salsinha por uns 30 minutos. Passe por uma peneira e pronto.

Preparo

1. Refogue a carne seca, previamente desalgada, cozida e desfiada, em uma colher de manteiga e alho.

2. Em uma panela larga, de fundo grosso, refogue em fogo médio, a cebola no azeite de oliva. Junte o arroz e frite-o até que comece a grudar no fundo da panela. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhando até que todo o álcool evapore (2-3 minutos). Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa sempre. A medida que o líquido vai sendo absorvido (não espere secar todo o caldo), vá acrescentando mais caldo (não pare de mexer), uma concha de cada vez, até que o arroz esteja "al dente" (vá provando alguns grãos ao longo de processo). Será necessário mais ou menos umas 4 ou 5 conchas de caldo e o tempo total de cozimento varia de 18 a 20 minutos.

3. Adicione o purê de abóbora e a carne desfiada e refogada. Mexa pra agregar.

4. Desligue o fogo e adicione o queijo ralado. Mexa para agregar e junte a manteiga, mexendo bem com uma colher grande para que toda a manteiga derreta e se junte ao risoto. Corrija o sal, se necessário, e salpique salsinha picada, se quiser.

5. Sirva imediatamente (ou vira reboco de parede).







Friday, October 12, 2012

Humus

Eu já tinha preparado humus em casa e posso dizer que esta é a melhor receita que já fiz. Das outras vezes usei grão-de-bico seco, que eu mesmo cozinhara em água e sal e sempre obtive humus mais secos, que precisavam de muito líquido extra para ficarem mais leves. 

Deve vez segui a risca a receita da Dorie Greenspan do livro "Around my French Table" e usei o grão-de-bico de lata (mesmo sendo mega resistente ao uso de enlatados) e o resultado foi um humus saboroso, leve e com uma textura aveludada incrível. 

Esse humus foi acompanhado de pão pita e de um quibe aberto de carneiro do Yotan Ottolengui, maravilhoso (tão modesta!), em um almoçinho básico de domingo!!

Humus
(receita do livro Around my French Table - Dorie Greenspan)

Ingredientes

1 lata  ou 450 gramas de grão-de-bico, cozido, drenado (reserve o líquido), enxaguado e seco em papel toalha*
2 dentes de alho picados
1/3 de xícara de tahini (pasta de gergelim)
2 colheres de sopa de suco de limao
1/2 colher de chá de cominho moido (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

* Se usar grão-de-bico seco, processe-o logo após o cozimento para não secar demais. Acho que foi aí que eu errei nas outras vezes, pois cozinhava os grãos com muita antecedência.

Preparo

1. Coloque o grão-de-bico, o tahini e o suco de limão no processador de alimentos e bata até ficar com uma consistência macia . Com o processador ainda ligado, adicione parte do líquido do cozimento ou da lata do grão-de-bico, até que fique um creme fácil de espalhar no pão, por exemplo. Você vai precisar de mais ou menos 4 colheres de sopa.

2. Adicione o cominho e tempere com sal e pimenta a gosto. Pulse duas ou três vezes para incorporar os temperos.

3. Passe o humus para uma travessa , cubra com papel filme e leve a geladeira até a hora de servir (pode ser mantido em geladeira por até 3 dias). Salpique páprica para servir.




In English


I had already prepared hummus at home and I can guarantee that this is the best recipe I've ever made. The other times I used dry garbanzo beans that I cooked in a pressure cooker. The hummus always came out dry and it was needed much extra fluid to get it smoother. At this time I followed Dorie's recipe from "Around my French Table" to the letter and used canned chickpeas (even being so resistant in using canned food) and the result was flavorful smooth hummus with an amazing velvety texture.


I served this hummus accompanied by pita bread and a delicious open kibbeh from Yotan Ottolengui. Enough for a Sunday lunch!


Hummus
(recipe from Around my French Table - Dorie Greenpan)

Ingredients

16 oz. canned garbanzo beans (drained, water reserved and pat dried)
2 garlic cloves, minced
1/3 cup tahini
2 tbsp lemon juice
1/2 tsp cumin
Salt and pepper to season

Direction

1. Put the garbanzo beans, tahini and lemon juice in a food processor and blend until smooth. With the machine still running, add the water from the can, until it becomes a spreadable cream. You will need, at least, 4 tablespoon of liquid.

2. Add the cumin and season with salt and pepper and pulse 2-3 times to combine.

4. Transfer the hummus to a serving bowl and cover with plastic wrap to chill, until time to go to the table. It can keep refrigerated up to three days. Add some paprika to garnish.


Friday, October 5, 2012

Brownies de Manteiga Queimada e Nozes # Brownies with Browned Butter and Walnuts

Estes brownies aparecem descritos na capa da revista Bon Appétit como sendo os melhores de todos os tempos. Acreditei, pois os caras dessa revista sabem o que dizem. E realmente são!! 

Já preparei esta receita duas vezes. Na primeira, fiz da forma convencional, em forma quadrada como manda a receita. O resultado - brownies com aquela casquinha crocante e fina por fora e totalmente denso, pesadão de chocolate por dentro - MARAVILHOSO!. Desta vez, assei-os em porções individuais, já que o objetivo era dividí-los com os colegas do curso de inglês e não imaginava todo mundo com as mãos melecadas de chocolate em plena aula.

Desta vez, segui a receita quase a risca, com a diferença que acrescentei 100 gramas de chocolate meio amargo picado a massa pois precisava de um pouco mais de gordura (mais ainda?!!), estava com receio de que ficariam secos quando assados individualmente. 

Como não estou comendo chocolate, pedi ao marido que provasse (ardua tarefa). Ele aprovou os brownies com a ressalva de que talvez estivessem muito doce para o paladar estrangeiro. Eu acredito que não estavam, pois quase trinta browniezinhos se foram num piscar de olhos.



Brownies de Manteiga Queimada e Nozes
(revista Bon Appétit, fevereiro 2011)

Ingredientes

10 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos grandes, gelados
1/3 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de nozes picadas

Preparo

1. Posicione a grade no terço inferior do forno e pré-aqueça em 180 graus. Forre uma forma quadrada de 20x20 cm com papel alumínio*, pressionando bem o papel contra as laterais e deixando uma sobra de 5 cm que ajudará na hora de desenformar. Unte o papel alumínio com óleo vegetal. Se for fazer porções individuais, apenas unte bem com manteiga, uma forma anteaderente com capacidade para 36 mini muffins.

2. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo médio. Cozinhe, mexendo sempre, até que  pare de espumar e começe a aparecer alguns pontinhos marrons no fundo da panela (é a manteiga começcando a queimar), mais ou menos 5 minutos. Retire do fogo e imediatamente adicione o açúcar, cacau em pó**, 2 colheres de sopa de água, a baunilha e o sal.. Mexa bem para misturar. Deixe esfriar por 5 minutos (a mistura ainda estará quente)

3. Adicione os ovos a mistura quente, um a um, batendo vigorosamente. Quando a mistura estiver grossa e brilhante adicione a farinha de trigo e mexa bem. Bata a massa 60 vezes (não sei o porque desse número, apenas bati sem questionar) com uma colher de pau. Adicione as nozes e transfira a massa para a forma.

4. Asse os brownies por 25 minutos, ou até que ao inserir um palito, ele saia quase limpo (com alguns pedacinhos grudados). Depois de assado, coloque a forma em uma gradinha para esfriar. Usando as abas do papel alumínio, levante os brownies da forma. Corte em pedaços de 5 cm e armazene-os em um recipiente com fechamento hermético, em temperatura ambiente (se der tempo!!).

*Já usei uma forma retangular média (aquela do joguinho de três formas, comum no Brasil).
**Se for fazer mini brownies, adicione 100 gramas de chocolate meio amargo a mistura



In English

These brownies are described on the cover of Bon Appétit magazine as the "Best-Ever Brownies". I believed it, because the guys from BA know the things. And they were right, the brownies are delicious!

I have already prepared this recipe twice. At first, I made it in the conventional way, using a square pan as required by the recipe. The result - brownies with that thin and crispy crust on the outside and fully dense, gooey inside - WONDERFUL!. This time, I baked them bite-sized, since the goal was to divide them with my colleagues from the English course and I could not imagine everyone with their hands covered in chocolate while flipping through their books.

At this time, I followed the recipe almost exactly, except for the addition of 3.5 oz of chopped semisweet chocolate to the dough because I needed a little more fat (even more?!), as I was afraid that they would be dry when baked individually.

Since I'm not eating chocolate, I asked my husband to taste them (arduous task). He approved the brownies with the caveat that maybe they were to sweet to foreigners taste. I believe that they were not, since more than 30 of the little ones were gobbled down very quickly!

Brownies with Browned Butter and Walnuts
(From Bon Appétit magazine, feb. 2011)

Ingredients

1 tablespoon (1 1/4 sticks) unsalted butter, cut into 1-inch pieces
1 1/4 cups sugar
1/4 teaspoon salt
3/4 cup natural unsweetened cocoa powder
1 teaspoon vanilla extract
2 large eggs, chilled
1/3 cup unbleached all-purpose flour
1 cup walnuts pieces

Directions

1. Position rack in bottom third of oven and preheat to 325F. Line 8x8x2-inch metal baking pan with foil, pressing foil firmly against pan sides and leaving 2-inch overhang. Coat foil with vegetable oil. For the bite-size brownies, I used a mini muffin pan (36 capacity) coated with melted butter

2. Melt butter in medium saucepan over medium heat. Continue cooking until butter stops foaming and browned bits form at bottom of pan, stirring often, about 5 minutes. remove from heat; immediately add sugar, cocoa, 2 teaspoons water, vanilla, and 1/4 teaspoon salt. Stir to blend. Let coll 5 minutes (mixture will still be hot).

3. Add eggs to hot mixture 1 at a time, beating vigorously to blend after each addition. When mixture looks thick and shiny, add flour and stir until blended. Beat vigorously 60 strokes. Stir in nuts. Transfer batter to prepared pan.

4. Bake brownies until toothpick inserted into center comes out almost clean (with a few moist crumbles attached), about 25 minutes. Cool in pan on rack. using foil overhang, lift brownies from pan. Cut into 4 strips. Cut each strip crosswise into 4 brownies. Store airtight at room temperature (if you have time for!!)




Tuesday, October 2, 2012

Conchiglioni Recheado com Ricota e Espinafre # Stuffed Conchiglioni Pasta Shells with Ricotta and Spinach

O que fazer quando se tem menos de 1 hora para se preparar um almoço? Conchiglioni Recheado, claro! Aproveitei o tempo de cozimento da massa (mais ou menos 12 minutos) para preparar  o recheio e o molho. Em 20 minutos recheei as conchas, arrumei na travessa, cobri com molho e queijo. Mais 20 minutos em forno pré-aquecido e estava tudo pronto. E ainda sobrou 8 minutos pra ajeitar uma saladinha!!!



Conchiglioni Recheado com Ricota e Espinafre

Ingredientes

xícara medida = 240 ml

500 gramas de conchiglioni
4 xícaras de ricota*
1 xícara de mussarela ralada
2 ovos levemente batidos
1/3 de xícara de farinha de rosca
1/4 de xícara de salsinha picada
1/2 xícara de parmesão ralado
1 dente de alho picado
1 colher sopa de azeite
1 xícara de espinafre 
2 xícaras de molho de tomate (preparei um molho com uma lata de tomates pelados batidos, refoguei alho no azeite e deixei cozinhar por 10 minutos)

Preparo

1. Cozinhe o conchiglioni de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.

2. Em uma panela, em fogo médio, doure o alho no azeite e adicione o espinafre. Refogue em fogo médio, até que o espinafre esteja macio (2-3 minutos). Drene e pique o espinafre. Reserve.

3. Em uma tigela misture a ricota, a mussarela, os ovos, a farinha de rosca e a salsinha. Misture tudo para agregar e junte o espinafre frio a mistura. Mexa para agregar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

4. Recehei os conchiglionis com uma colher do receheio de ricota e espinafre cada. Arrume-os em um refratário untado com um pouco de azeite. Cubra com molho de tomate, salpique com parmesão e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.

* A ricota americana é muito diferente da brasileira. Ela é bem macia, mais parecida com uma massa de queijo. No Brasil, pelo menos as que conheço, são muito secas. Para se conseguir um recheio bem úmido, bata ou processe a ricota com um pouco de leite ou creme de leite fresco, até conseguir uma massa homegênia.

In English

What to do when you have only 1 hour to prepare a lunch meal? Stuffed Conchiglioni, of course! While my pasta was cooking (about 12 minutes) I prepared the filling and the tomato sauce. In 20 minutes, I stuffed the shells, arranged them in the dish, covered with sauce and cheese. Another 20 minutes in  preheated oven and everything was ready. And I still had 8 minutes to fixed a salad!!!

Stuffed Conchiglioni Pasta Shells with Ricotta and Spinach

Ingredients

 measuring cup - 240 ml

1 package of conchiglioni pasta shells
4 cups of ricotta cheese
1 cup of grated mozzarella
2 eggs (lightly beaten)
1/3 cup breadcrumbs
1/4 cup chopped parsley
1/2 cup grated Parmesan
1 clove garlic, minced
1 tbsp olive oil
1 cup of spinach (cooked, drained and chopped)
2 cups of tomato sauce (made made with 1 can of crushed tomatoes)

Directions

1. Cook the pasta according to package instructions

2. Saute the spinach with  olive oil and garlic in medium heat. Chop it and reserve.

3. In a large bowl, add the ricotta cheese, mozzarella, eggs (lightly beaten) breadcrumbs, parsley and spinach. Stir everything until combined. Season it with salt and pepper

4. Spray a large oven proof dish with olive oil

5. Spoon the ricotta-spinach mixture into each pasta shell.  Arrange them in the prepared dish. Cover the shells with the tomato sauce and add the Parmesan cheese on top of the shells. Put it in the oven (350º F)  to gratin (about 15-20 minutes)