Wednesday, March 26, 2014

Pão de Queijo de Liquidificador


Domingo é dia de pão de queijo na casa da minha sogra, que o faz como ninguém (apesar de não ser mineira!) e apesar dos pedidos do marido sempre relutei em fazer porque não gostava de botar a mão na massa, literalmente.

Mas eis que a sogra aparece meses atrás com essa receita de pão de queijo de liquidificador! Facinha de tudo, não requer prática, nem habilidade. Apenas um liquidificador e forminhas de empadas ou aquelas formas para cupcake.

A massa fica muito líquida e cresce muito. Se não quiser pães de queijo altíssimos, coloque menos da metade da forminha de massa. Vai render muito, pelo menos 30 pãezinhos, pelo que contei da última vez que fiz.

Pão de Queijo de Liquidificador

Sem Glúten, Vegetariano, Clean

Ingredientes

* A receita é medida em copos americanos de 200ml

3 copos de polvilho doce
1 copo de leite
3 ovos
1 copo de óleo (uso azeite de oliva normal, não extra virgem)
1 copo de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte as forminhas a serem usadas. Se usar antiaderentes, não há necessidade.

2. Coloque no liquidificador o leite, os ovos, o óleo e o sal. Bata bem e acrescente aos poucos o polvilho.

3. Acrescente o queijo e dê uma leve batida

4. Distribua a massa nas forminhas preparadas e leve ao forno por 20 minutos

5. Tire das forminhas (soltam-se facilmente) e sirva!

For the receipe in English

Monday, March 17, 2014

Bolo de Banana com Farinha de Aveia

Bolo Banana Farinha Aveia

A receita desse bolo foi compartilhada várias vezes no Facebook na semana passada.  Anotei rápido num papelzinho e não compartilhei. Mas deveria, porque agora não sei a quem dar os créditos. Sei que peguei na timeline de algum amigo, então se você compartilhou essa receita e é meu amigo no facebook, por favor, manifeste-se para que eu possa dar os créditos ao autor dessa belezura.

Esse bolo não leva farinha de trigo, nem açúcar. Fica super leve e já virou o favorito daqui de casa. O fato de não ter farinha na massa não o leva para a categoria dos sem glúten, pois, apesar de aveia não conter glúten ela é, geralmente, contaminada por glúten no processamento, já que a indústria de  alimentos, na maioria das vezes processa outros tipos de alimentos com glúten no mesmo local, contaminando a aveia. Portanto, se for servir para um amigo com intolerância a glúten ou com doença celíaca, use aveia sem glúten.

Para fazer a farinha de aveia, apenas bata a aveia em flocos no processador ou liquidificador até obter a farinha. Faço isso porque a aveia em flocos e infinitamente mais barata e o resultado é o mesmo.

Bolo de Banana com Farinha de Aveia
Clean, Vegetariano, Sem Açúcar, Sem Trigo

Ingredientes

2 bananas amassadas com o garfo
1/2 xícara de uvas passas
1/4 de xícara de óleo (usei de coco)
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos pequenos

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forna redonda de buraco (usei uma pequena) ou uma forma para bolo inglês.

2. Bata todos os ingredientes no liquidificador por mais ou menos 1-2 minutos. Transfira a massa para a forma e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que ao inserir um palito ele saia limpo. Desenforme e termine de esfriar em uma gradinha.

Recipe in English

Friday, March 14, 2014

Chips de Couve

Minha pequena, que não come coisa alguma, vai comer se a coisa em questão vier em formato de chips. Deve ser os ares americanos. Não digo genes, porque isso ela não tem. É brasileira de pai e mãe. E ficou doente essa semana, de tomar antibiótico e tudo. Infecção de garganta por strepctococus, pobrezinha. E o que era ruim ficou pior. Então, vamos fazer chips que ela come. 

Esse aqui é de um tipo de couve, por aqui chamado de kale. No Brasil, se não estiver errada nas pesquisas que fiz, é chamado de couve nero di toscana. É mais fibrosa que a couve manteiga, mas acho que com a manteiga também dá certo, só deixar menos tempo no forno. Se alguém fizer e der certo, me conte, por favor.

É tão simples que nem precisa de receita!

Couve Kale

Pegue um maço de couve, lave-o, retire os talos e rasgue as folhas em quadrados não muito pequenos (vão encolher muito no forno). Tempere com sal e azeite e...


distribua-os em uma forma forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido à 180 graus por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. E só!

Chips de Couve


For the recipe in English go to http://www.foodnetwork.com/recipes/melissa-darabian/crispy-kale-chips-recipe.html

Tuesday, March 11, 2014

Docinhos de Coco Paleo

Docinho de Coco Paleo

Encontrei esses docinhos de coco, nosso famoso "beijinho" no The Kitchn, um dos meus sites preferidos de receitas. Amei de cara por dois motivos: o primeiro, óbvio, por ser Paleo - sem açúcar, sem leite, totalmente clean, e o segundo por ser uma ótima opção pra se fazer em festinhas onde há crianças com certas restrições alimentares - diabetes, intolerância a lactose, celíacas etc.

Tuesday, March 4, 2014

Frango Xadrez com Castanha de Caju (Paleo, Clean)

Eu poderia comer comida chinesa todos os dias do ano sem enjoar. Talvez enjoasse um pouco e então comeria comida Tailandesa, pra variar (brincadeira)!! Mas o negócio é que eu amo mesmo é Chicken Cashew Stir Fry, prato super comum nos restaurantes asiáticos aqui nos EUA, que nada mais é que frango em cubos com pimentão, molhos asiáticos e claro, castanhas de caju, ou simplesmente frango xadrez com castanha de caju!!


Frango Xadrez com Castanha de Caju


Essa receita é um tantinho trabalhosa. Envolve picar ingredientes, deixar a carne marinar, preparar molho, etc, mas a recompesna é um frango deliciosamente macio e cheio de aromas. Tem um trucão ótimo nesse frango pra deixá-lo macio como o frango do restaurante chinês que vem na caixa. Sabe qual é, né?

Então, pra conseguir aquele franguinho macio é só passar os cubinhos em bicarbonato de sódio e deixar descansar por quinze minutos,  lavando-os depois muito bem antes de fritar. Uso esse método pra todo frango que preparo agora, até pro filézinho grelhado básico.  E não se intimide pelo molho de ostras que pede a receita. Não é caro e dura muito tempo, já que é usado com muita moderação. Vale o investimento, pode confiar, mas não sei se é tão fácil de achar. Aqui encontro em qualquer supermercado. Dei uma procurada e vi que nessas lojas - www.kombini.com.br e asiashop.com.br tem. Não estou recomendadndo (não conheço e não sei se é seguro), estou apenas dizendo que tem, com preço médio de  16,00 reais. E pra quem mora em São Paulo, capital, é só dar um pulo na Liberdade!  E bora lá fazer Frango Chinês!!

Fiz esse frango na versão Paleo, então usei amino de coco (coconut aminos) no lugar do molho de soja e troquei açúcar por mel. Como profunda conhecedora deste prato, posso dizer que não se alterou em nada o sabor. Vou postar a receita original, com minhas adaptações Paleo, mas faça como quiser, vai ficar delícia de qualquer modo!


Frango Xadrez com Castanha de Caju


Frango Xadrez com Castanha de Caju 

Paleo, Clean, Sem Glúten

Ingredientes

1 peito de frango sem pele e sem osso, cortado em cubos pequenos
1/2 xícara de castanhas de caju, sem sal
1 pimentão verde pequeno cortado em quadradinhos
5 fatias de gengibre
1/4 de cebola cortada em quadradinhos

Para a marinada

1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de amido de milho (ou araruta para a versão paleo)
1/2 colher de chá de Mirin (vinho doce de arroz*)

Para o molho

1/2 colher de sopa de molho de ostra
1/2 de colher de chá de moho de soja (ou amino de coco para a versão paleo)
3 colheres de sopa de água
3 pitadas de pimenta branca (usei pimenta do reino moída na hora)
1/2 colher de chá de mel
1/2 colher de chá de Mirin*
1/2 colher de chá de óleo de gergelim
Sal a gosto

Preparo

1. Polvilhe o frango com o bicarbonato de sódio, mexa para espalhar entre os cubos e deixe marinando por 15 minutos. Após esse período, lave bem os cubos de frango e seque-os em papel toalha.

2. Adicione o Mirin e o amido/araruta e deixe descansar mais 15 minutos.

3. Misture os ingredientes do molho e reserve.

4. Aqueça uma panela wok (ou uma panela rasa e larga) e adicione uma colher de azeite ou outro óleo de sua preferência. Junte o frango e cozinhe até ficar branco, mas não interiamente cozido. Retire da panela e reserve.

5. Adicione mais uma colher de óleo a panela e junte o gengibre, o pimentão e a cebola. Mexa sempre até começar a sentir o aroma do pimentão e então volte o frango para a panela.

6. Adicione o molho e mexa constantemente, até que toda a carne esteja envolvida pelo molho. Ajuste o sal, se necessário.

7. Junte as castanhas e mexa mais uma vez. Transfira para uma travessa e sirva quente com arroz (o meu arroz da foto é de couve-flor)

Bom apetite!!

* Já fiz uma vez com vinagre branco e ficou bacana também.

Recipe in English

Monday, March 3, 2014

Tomate Recheado com Quinoa, Espinafre e Chia

Achei o nome dessa receita muito grande: tomates recheados com quinoa, espinafre e chia. Mas não achei outro jeito de descrever esses tomates recheados deliciosos! E ainda não dissse que vai queijo também, senão todo mundo pararia de ler no título, né, não? Usei aqui queijo feta, mas sei que no Brasil não é  tão fácil de encontrar. Sugiro então um queijo minas branco, picadinho, ou mesmo um bom pamesão!

Tomate Recheado Quinoa Espinafre Feta

Pra quem pode estar se perguntando. Sim, eu ainda estou seguindo a Paleo. Estou super bem e vou escrever um post no final dos 30 dias. Quinoa não é Paleo, se bem que deveria, pois não é grão e sim um pseu-grão, mas quem sou eu pra palpitar. Mas o caso é que o resto da família tem que comer também. E como esse é um blog de comida natureba, comida de verdade e não de uma dieta específica, aí vai a receita de um dos meus pratos favoritos!!



Tomate Recheado com Quinoa, Espinafre e Chia

Vegetariana, Clean

Ingredientes

8 tomates médios maduros
2 xícaras de água
1 xícara de quinoa
2 colheres de chá de azeite de oliva
6 xícaras de espinafre
3 dentes de alho picadinho
3 colheres de chá de sementes de chia
1 xícara de queijo feta ou queijo branco picadinho
Sal e pimenta moída fresca a gosto

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus

2. Lave bem os tomates, seque-os e faça uma abertura (retire uma fatia) na parte de cima do tomate. Retire as sementes e a polpa. Deixe escorrer bem os líquidos do tomate e polvilhe-os internamente com sal e pimenta.

3. Cozinhe a quinoa em duas xícaras de água, por 15 minutos (ou de acordo com as instruções da sua embalagem)

4. Em uma panela, aqueça o azeite e frite o alho. Junte o espinafre e cozinhe por 2-3 minutos, ou até que esteja murcho.

5. Em uma tigela grande junte a quinoa cozida, o espinafre, 3/4 de xícara do queijo e as sementes de chia. Corrija o sal e a pimenta.

6. Distribua os tomates sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Divida o recheio de quinoa entre os tomates e espalhe o restante do queijo por cima. Cubra a forma com papel alumíno e leve ao forno por 20 minutos. Retire o alumínio, polvilhe o retante do queijo sobre  os tomates e asse por mais 5 minutos ou até que o queijo esteja derretido.

Bom Apetite!

Recipe in English