Friday, July 25, 2014

Paleo Cobbler de Frutas Vermelhas

Frutas vermelhas congeladas são um curinga em qualquer cozinha. Além de durarem um tempão, são super versáteis! Aqui em casa tenho sempre no freezer para smoothies e sucos, ou para quando preciso de uma sobremesa rapida e saudável. Esse cobbler, por exemplo, leva 5 minutos para ser montado e faz uma presenca bacana na mesa, ainda mais se servido com um sorvete de baunilha para acompanhar. Nao foi o caso aqui, mas anotem minha sugestao!!!



Paleo Cobbler de Frutas Vermelhas
Paleo, Vegano, Gluten-Free

Ingredientes

4 xícaras de frutas vermelhas frescas ou congleadas (usei congeladas)
1 e 1/2 xicaras de farinha de amêndoas
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
2 colheres de sopa de mel ou maple  (usei maple)
1 colher de chá de canela em pó

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus

2. Unte uma forma ou refratário quadrado de 20x20 (aproximadamente) e espalhe as frutas vermelhas.

3. Em uma tigela separada, junte a farinha de amêndoa, o óleo de coco e a canela em po. Misture bem até obter uma farofa. Se a misture estiver muito seca, adicione um pouco mais de óleo de coco.

4. Despeje essa mistura sobre as frutas vermelhas e espalhe para cobrí-las. Se quiser, espalhe mais canela em pó por cima.

5. Asse por 30 minutos ou até que a farofa esteja dourada


Friday, July 18, 2014

Abóbora Assada com Laranja e Mel

Abóbora Assada com Laranja e Mel

Faço essas abóboras para acompanhamento de carnes. Fica bem com qualquer tipo de carne, mas prefiro com os cortes de carne vermelha. Acho que é a combinação perfeita. Por ser tão simples, não há necessidade de uma receita tão didática!

Junte cubos de abóbora descascados com uma mistura de caldo de suco de laranja e mel na proporção de uma colher de suco mais meia colher de mel para cada duas xícaras de abóbora. Misture bem e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.

Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus e asse até que fiquem douradas e macias (como na foto acima). Vá testando e assim que um lado estiver dourado vire os cubos e asse por mais um tempo. Aqui foi jogo rápido, coisa de 15 minutos de cada lado, mas vai depender da potência da sua máquina!!!

Wednesday, July 16, 2014

Reintrodução dos Alimentos após Whole30

Tradução livre do Capítulo 19 do livro "It Starts with Food", de Melissa e Dallas Hartwig.

Você eliminou açúcares, álcool, grãos, leguminosas e laticínios da sua dieta por um mês inteiro. Mas de vez em quando você talvez queira ainda tomar uma cerveja, saborear um sorvete, um sanduíche, e nós estamos completamente de acordo com isso. Mas vamos usar o esforço que  você fez durante seu programa como trampolim para nos aproximarmos disso com inteligência. 

Você terá que ser paciente aqui - não desperdice seus trinta (ou mais) dias! Você usou um valisoso tempo limpando seu organismo, permitindo que seu corpo se curasse. Mas se você acabar seu Whole30 e no mesmo dia se acabar em panquecas, pizzas, sorvete e cerveja, você se sentirá um lixo no final do dia e não saberá quem foi o culpado pelos seus sintomas. Terá sido os laticínios que distenderam seu abdômen, ou os grãos? Você está com dor de cabeça pelo açúcar ou pela ressaca? Ou ambos? E de onde aquelas espinhas vieram - da soja, do leite ou do açúcar? Que disperdicio!! Você gastou tanto tempo e esforço...e perdeu uma oportunidade única de aprender dessa experiência.

Aqui está o que nós queremos que você faça: reintroduza alimentos menos saudáveis na sua dieta, um grupo de cada vez, enquanto mantêm o o resto da dieta o mais Whole30 possível. Pense nisso como um experimento científico, no qual o seu Whole30 é o "grupo controle" e os grupos alimentares que você está testando é o "grupo experimental". Com certeza, você  terá algum açúcar na maioria da sua comida experimental, mas o importante é não combinar diferentes grupos de alimentos em um mesmo dia de teste.

Nós não temos que dizer isso, mas se você não sente falta de um alimento ou bebida que você sabe que não te faz bem, nem se dê ao trabalho de reintroduzí-lo. Se conseguiu ficar o Whole30 sem comer queijo cheddar, feijão ou martinis, por que testá-los? Só reintroduza aqueles alimentos que você acredita que vai querer incluir na sua dieta!!

Reintrodução

Aqui está um calendário de 10 dias para reintrodução de alimentos. Fique a vontade para alterar os grupos de alimentos e alimentos específicos de acordo com suas necessidades.

Dia 01 - Avalie os laticínios, enquanto mantem sua dieta o mais "Whole30" possível. Tome um iogurte pela manhã, um pouco de queijo a tarde e sorvete depois do jantar. Avalie como você se sente nesse dia, e no próximo e talvez no próximo. Seu estômago está inchado como uma barriga de grávida? De repente começou a ficar com o nariz congestionado ou com dor de cabeça? A pele ficou quebradiça nesse período? Você talvez precise limitar sua ingesta de latícinios à pequenas porções ou apenas alguns itens (iogurte, mas não sorvete) ou talvez você decidirá que os efeitos colaterais justifiquem a abstinência total de laticinios.

Dia 04 - Avalie grãos com glúten, enquanto mantem sua dieta o mais "Whole30" possível. Glúten é um alimento tão indesejável que queremos avaliá-lo separado dos outros grãos. Durante seu dia, coma uma fatia de pão integral, uma porção de massa e um pão francês. Veja como você se sente nesse período? Fique atenta a suas reacões  e decida com que frequência e em qual quantidade irá reincorporar glúten em sua dieta normal novamente (se é que você vai!) Nós não recomendaríamos!!

Dia 07 - Avalie grãos sem glúten, enquanto mantem sua dieta o mais "Whole30" possível. Coma uma porção de arros branco, uma polenta sem glúten e uma fatia de pão sem glúten. Avalie como se sente   e decida com que frequência e em qual quantidade irá reincorporar grãos em sua dieta normal novamente (se é que você vai!)

Dia 10 - Avalie leguminosas, enquanto mantem sua dieta o mais "Whole30" possível. Coma pasta de amêndoim, uma sopa de lentilhas, tofu e um pouco de feijão. Avalie como se sente e decida com que frequência e em qual quantidade irá reincorporar grãos em sua dieta normal novamente (se é que você vai!)

Atenção! Não ter cólicas gastrointestinais por causa de uma fatia de pão ou um copo de leite não significa que eles não estão causando algum dano fisiológico (ou psicológico). Compulsão, disfunção hormanal, permeabilidade instestinal e inflamações são sintomas silenciosos. Pessoas que não percebem sintomas claros após a ingestão de um ou dois alimentos pode começar a sentí-los algumas semanas mais tarde. Além disso, você pode estar ignorando certos sintomas porque você simplesmente adora aquele tipo de alimento. O ponto é - você precisa avaliar suas próprias experiências cuidadosa e honestamente para tomar a melhor decisão possível em relação a qual alimento reintrouzir pós Whole30.









Friday, July 11, 2014

Picolé de Chocolate Paleo

Estou tentando ao máximo não começar a fazer versões paleo de sobremesas, bolos e afins, pelo menos por enquanto. Terminei meu Whole30 há duas semanas e acho muito cedo pra reintroduzir doces, vai que meu monstro do açúcar desperta novamente. Mas eu tenho uma criança em casa, uma que ama comer cupcakes e sorvetes!!! Então não tem jeito, tem que ter docinhos (saudáveis) na geladeira.

Como está muito calor aqui na terra do Tio Sam, sorvetes e picolés têm sido a melhor pedida. Esse picolé de chocolate fica tão cremoso que parece que levou leite condensado e se você não contar, ninguém vai desconfiar que tem abacate como ingrediente principal!!


Picolé de Chocolate Paleo
Vegano, Paleo, Clean, Gluten-Free

1 avocado (ou meio abacate, se for grande)
1/4 xícara de chocolate em pó sem açúcar
1/2 xícara de leite de sua preferência (usei de amêndoas)
3 colheres de sopa de mel ou xarope de bordo. Pode usar o adoçante de preferência. Use mais ou menos, dependendo do seu paladar.

Preparo

Bater tudo no liquidificador, colocar em forminhas de picolé e levar pra gelar por pelo menos 4 horas.

Obs - se não tiver forminhas próprias pra fazer picolé, distribua a massa em copinhos plásticos descartáveis e insira um palito. Para desinformar é só rasgar o copinho!


Thursday, July 3, 2014

Peixe em Papilote com Limão e Manjericão



Esse receita foi levemente adaptada de um livro lindíssimo que eu sempre cito aqui - o Against all Grains de Danielle Walkers. Super prático, pode ser preparado com qualquer peixe (usei bacalhau fresco) e até os legumes podem variar de acordo com seu paladar. Leva 20 minutos na montagem, mais 20 pra assar e em 40 minutos você tem um peixe delícioso e porque não, uma refeição completa!!

Peixe no Papilote com Limão e Manjericão

Paleo, Clean, Whole30, Sem Glúten




Ingredientes

4 postas de peixes (tilápia é uma ótima opção)
2 abobrinhas pequenas ou uma grande, cortadas em tirinhas bem finas
1 cenoura cortada em tirinhas finas
8 rodelas de limão
1 tomate cortado em 8 rodelas finas
1/4 de xícara de manjericão picado
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva para regar o peixe
papel manteiga para os papilotes

Preparo


1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Corte 4 pedaços de papel manteiga 30X20cm


2. Pegue uma folha do papel manteiga e distribua 1/4 da bobrinha e 1/4 da cenoura picada no centro. Tempere com sal, pimenta e um pouco de manjericão picado. Coloque o peixe sobre os legumes e tempere com sal. Sobre o peixe, arrume 2 rodelas de limão e 2 de tomate e tempere mais um pouquinho (vide foto acima). Cuidado com o sal, já que você está temperando desde a primeira camada. Espalhe azeite sobre o peixe e faça um papilote, fechando as laterais, formando um pacotinho.

3. Repita a operação com as postas restantes, leve ao forno por 20 minutos e

Bom Apetite