Wednesday, November 28, 2012

Bolinhos Crocantes de Amaranto

Bolinhos Crocantes de Amaranto

Dia desses estava reclamando que minha geladeira é pequena demais. Não, ela não é. Sou eu que tenho muitas farinhas estocadas nela. Sim, porque com excessão da farinha branca, todas as outras devem ser guardadas na geladeira.

Da útlima vez que fiz um inventário, eu tinha cinco tipos  - de aveia, integral, de espelta, de centeio e de grão-de-bico (tem mulher que compra sapatos, eu compro farinhas). Mas me faltava a de amaranto. Super famosa nos cookies da Heidi Swanson, eu não conseguia encontrá-la de modo algum. Mas achei os grãos de amaranto e achei que fácil, fácil, mole, mole eu transformaria grãos em farinha com meu moedor de café...kkk. Ledo engano! Pode moer o quanto quiser, eles não se alteram. O jeito é consumir os grãos, que cozidos não tem gosto de nada, mas que por isso mesmo é ótimo para ser usado como base para outros pratos.  Só pra constar, esse grão é o mais proteíco dos grãos e não contem glúten. Ainda é rico magnésio, potássio e selênio (wikipedia). Vale a pena dar uma chance pro grãozinho, que no Brasil ainda não é muito conhecido. Vi que por aí, a Jasmine comercializa em embalagens de 150 gramas (+ou- R$10,00 o pacote, mas rende muito).

Esse bolinho (ou panquequinhas) foi o primeiro prato preparado com a finalidade de dar cabo no grão que não quis virar farinha. São simples de preparar e ficam muito bons. O bacana é servi-los assim que saem da frigideira, enquanto quentinhos e crocantes (depois disso ficam molengas e sem graça).

Bolinhos de Amaranto
(receita deste livro)


Xícara medida - 240ml
Serve 4 


Ingredientes

1 ovo
1 xícara de amaranto cozido (siga as instruções da embalagem)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento em pó
Leite, creme de leite ou half-and-half o quanto necessário (não mais que 1/4 de xícara)
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
2 a 3 colheres de sopa de óleo ou manteiga para fritar

Preparo

1. Bata bem os ovos em uma tigela. Junte o amaranto e tempere com sal e pimenta. Misture a farinha e o fermento em pó. Adicione leite o suficiente para obter uma massinha lisa, pouco espessa (um pouco mais espessa que massa de panqueca). Adicione o tomilho e mexa.

2. Aqueça uma frigideira. Coloque um pouco de óleo ou manteiga e deixe esquentar. 

3. Usando uma colher grande, despeje um pouco de massa na frigideira. A massa deve se espalhar um pouco. Coloque quantos bolinhos couberem na frigideira, com cuidado para que não grudem uns nos outros. Deixe dourar de um lado e vire-os, frite do outro lado (não mais que 8 minutos no total). Sirva imediatamente.

Tuesday, November 27, 2012

Sopa de Tomate

Sopa de tomate

Sopinha leve, cremosinha, otima pra comer com pãozinho francês fresquinho ou croutôns quentinhos puxados no azeite! Servida com um bom vinho tinto, fica melhor ainda. Pra ficar perfeito, só se a noite estiver gelada! Mas se nao estiver, quem se importa? Sopa de tomate cai bem de qualquer jeito!!!

Sopa de Tomate Clássica
(receita adaptada deste blog)

Xícara medida - 240 ml

Serve 6-8

Ingredientes

2 latas de tomates pelados picados*
3/4 de xícara de caldo de galinha (ou água)
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picada
1 folha de louro
1 colher de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de massa de tomate
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (corta a acidez do tomate)
Sal e pimenta a gosto
1/2 xícara de creme de leite fresco**

Preparo

1. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola e refogue por 3-5 minutos. Adicione os tomates, a folha de louro e o açúcar mascavo. Cozinhe por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Abaixe o fogo e adicione a massa de tomate e a farinha, mexendo sempre, até que a mistura escureça e engrosse. Junte o caldo de galinha, o bicarbonato de sódio e meia colher de chá de sal. Aumente o fogo deixe levantar fervura, reduza novamente e deixe cozinhar por mais 5-7 minutos. Retire do fogo.

3. Discarte a folha de louro. Bata a sopa no liquidificador (em partes) ou use um batedor de imersão (mixer) até obter um creme. Adicione o creme de leite e corrija o sal e a pimenta. Sirva quente!

Observações

* A minha lata de tomate daqui tem 790 gramas. Vi algumas marcas vendidas no Brasil com 400gramas. Serão necessárias, nesse caso, 4 latas.

** Eu não tinha creme de leite fresco (só vi na hora) mas tinha uma lata de creme de leite. Usei 1/4 de xícara de creme de leite de lata, com soro e tudo misturada com 1/4 de xícara de leite. Deu certo também, mas com creme fresco fica muito melhor.

*** Essa sopa fica de boa na geladeira por 3 dias. Armeze em container bem vedado e aqueça na hora de servir.






Saturday, November 24, 2012

Macaroon

Macaroon

Sou (era?) viciada em chocolates, mas fiz uma promessa de não come-los (puro ou qualquer coisa que o contenha) por um ano e desde então, qualquer doce que não leve chocolate, chama minha atenção. Esses Macaroons, feitos apenas a base de claras, côco e açúcar estão na edição de dezembro da Living Magazine (Martha Stewart) e não sosseguei enquanto não os preprarei.

O preparo é muito fácil, coisa de criança! O difícil foi moldá-los em forma de pequenos pinheirinhos, como dona Martha sugeria. Os meus não ficaram lá essas coisas no formato, mas não deixaram a desejar no sabor. Ficam muito crocantes por fora e fofinhos por dentro. São divinos para serem comidos assim que saem do forno ou no máximo no dia seguinte, depois começam a ressecar (aqui em casa eu nem me preocupo pois dificilmente eles chegam ao dia seguinte!!!)
Obs - Esses aqui são Macaroons (dois Os) e nao Macarons (o que esta na moda, com apenas um O). O primeiro é mais simples de preparar, com diversas receitas e técnicas diferentes. Já o Macaron é o francesinho, declicioso, viciante e chatinho de fazer, requerendo certa prática e habilidade no preparo. 

Macaroons
Rende 18 

Ingredientes

2 1/2 xícara de côco ralado sem açúcar
3/4 de xícara de açúcar
2 claras (ovos grandes) ligeiramente batidas
5 colheres de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel vegetal.

2. Em uma tigela grande misture o côco, o açúcar, as claras, a baunilha e o sal, usando as mãos ou uma espátula (misturei com as mãos). Pegue duas colheres de sopa da massa e molde em formato de pequenos pinheirinhos (pode ser bolinhas também). Tranfira-os para a forma forrada, deixando um espaço de 2 cm entre eles.

3. Leve ao forno e asse até que estejam firmes e dourados, aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha por pelo menos 15 minutos. Remova-os e polvilhe com açúcar de confeiteiro (se for usar).

Tuesday, November 13, 2012

Almôndegas de Frango e Queijos

Já faz algum tempo que não escrevo nada por aqui. Não que eu não tenha ido pra cozinha, muito pelo contrário, mas é que o tempo ficou bastante fechado na última semana e,  fotos de comida em dias nublados saem terríveis (pelo menos se você, como eu, não tem uma câmera fotográfica decente). Hoje porém, aproveitando um dia com bastante sol, mas não menos gelado, resolvi preparar essas almôndegas de frango com queijos que à tempo está na minha lista de favoritos. 

Adoro receitas sem muitos passos (sou cozinheira preguiçosa) e essa é das  minhas.  É só separar os ingredientes, misturar tudo na tigela, levar ao forno e voilà, está pronta! Rapidinhas, mas incrivelmete saborosas, úmidas por dentro e crocantes por fora! Comemos as nossas assim, sem molho, só com legumes e saladinha, mas se preferir algo mais suculento pra acompanhar um arrozinho branco, pode jogar um molho de tomate bacana por cima, salpicar um parmesão e gratinar!

Almôndegas de Frango e Queijos


Almôndegas de Frango e Queijos
(receita adaptada daqui)

Rende 12 almondegas grandes ou 20 pequenas

Ingredientes

450 gramas de peito de frango moído
1 ovo, levemente batido
1/4 de xícara de queijo catupiry (ou cream cheese)
1/4 de xícara de queijo parmesão radado 
3 colheres de sopa de farinha de rosca
1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
3 dentes de alho bem picados
Sal a gosto

Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 230 graus. Unte uma forma (ou forre com papel alumínio)

2. Em uma tigela média, misture todos os ingredientes. Use as mãos para que fique uma massa bem homogênea. A massa fica mega grudenta mas resista a tentação de acrescentar mais farinha de rosca, use apenas uma quantidade para se conseguir fazer bolinhas, mesmo que grudem na mão. Mais farinha vai apenas ressecar os bolinhos.

3. Faça bolinhas de massa, coloque-as na forma untada e leve ao forno pré-aquecido por 20-25 minutos ou até que fiquem coradas. Retire do forno e sirva quente.

Thursday, November 1, 2012

Pão (ou bolo) de Batata-Doce

pao de abobora

E o "inverno" finalmente chegou aqui pelas bandas do Sul (EUA). Oficialmente ainda é Outono, mas as temperaturas tem ficado bem baixas, entre 7-10 graus durante o dia, perfeito para um bolo fresco com café quentinho. Assei esse na primeira tarde realmente fria do ano, abrindo a temporada de bolos e bolachinhas com cara de Natal, porque pra mim, tudo que leva canela e noz-moscada, tem cara de Natal!!

Esse bolo (ou pão, como chamam por aqui) fica deliciosamente úmido e a batata-doce assada mais as especiarias (canela e noz-moscada) dão a ele um perfume irresistível! 

pao de abobora


Pão (bolo) de Batata-Doce
(receita daqui)

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo 
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada
1 xícara de purê de batata-doce (2 batatas-doce assadas e amassadas com o garfo)
2/3 de xícara de açúcar granulado (cristal)
1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara para medir)
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de leite integral (usei semi-desnatado)

Preparo

1. Se você ainda não assou as batatas, pré-aqueça o forno a 220 graus. Embrulhe-as em papel alumínio, uma a uma e leve-as ao forno por 45 minutos ou até que estejam macias. Deixe esfriar e amasse com um garfo.

2. Baixe a temperatura do forno para 180 graus e posicione a grade no meio do forno.

3. Unte uma forma de bolo inglês de 23x13cm com manteiga e farinha.

4. Em uma tigela média, misture as farinhas, o sal, o bicarbonato e o fermento, a canela e a noz-moscada

5. Na tigela da batedeira, bata a batata-doce, o açúcar cristal e o mascavo em velocidade média, até misturar tudo. Em velocidade baixa, adicione a manteiga derretida e os ovos, um a um. Acrescente então o extrato de baunilha.

6. Raspe as laterais da tigela com uma espátula e adicione metade da mistura de farinha e metade do leite e bata para misturar. Acrescente o resto da farinha e leite e bata mais um pouco (não bata a massa mais do que o necessário para agregar todos os ingredientes!)

7. Despeje a massa na forma untada e asse até que ao inserir um palito de dente no bolo, ele saia limpo (mais ou menos 1 hora). Deixe esfriar na própria forma por 20 minutos e então romova-o da forma e deixe esfriar completamente em uma gradinha.