Wednesday, August 7, 2013

LEITE DE AMÊNDOAS (NUT MILK)

Leite de Amendoas

Tenho evitado tomar leite de vaca já faz um tempo. Não tenho intolerância a lactose e na verdade, adoro leite, mas desde que completei meu primeiro Whole30 (programa detox em que se retira leite, grãos, gluten e açúcar da alimentação por 30 dias) percebi que sou muito mais feliz sem leite. Meu refluxo acabou, não retenho mais tanto líquido e minha digestão está muito melhor. 

E então eu tive que buscar alternativas ao leite, já que adoro café preto pela manhã mas não consigo tomá-lo puro. O leite de amêndoas eu já conhecia há algum tempo, desde que vim morar aqui. Seus benefícios são inúmeros, visto que a amêndoa é um alimento riquíssimo em zinco, ferro e gorduras do bem.  A revista Viva Saúde traz um comparação entre o leite de amêndoas e o de vaca que vale a pena ler!

Eu comprava o industrializado, que apesar de ser bom, sempre me deixava com um retrogosto, uma coisinha estranha na língua, além de levar na composição os tais ingredientes impronunciáveis que tanto tenho evitado. Esse leite que tenho feito em casa fica muito saboroso e cremoso. Pode ser feito com qualquer tipo de castanha (avelã, nozes, castanha-do-Pará, de caju, etc) e pode substituir o leite de vaca em receitas que pedem leite. E pra completar, deixei de jogar no lixo as embalagens longa vida que, por sinal, não são recicladas aqui nos EUA. 

Leite de Amêndoas

Vegam, Paleo, Clean
Rende 1 litro

Ingredientes

1 xícara de amêndoas cruas
8 copos de água filtrada (2 para o molho e 6 para o preparo)
1/2 colher de chá de sal
1 colher sopa de extrato de baunilha

Preparo

1. Deixe as amêndoas de molho em 2 copos de água mais sal* por no mínimo, 12 horas.
2. Escorra e leva bem as amêndoas. Leve-as para o copo de um liquidificador, junte mais 6 copos de água. e a baunilha. Bata em velocidade alta por 2 minutos. 
3. Coe, usando um pano de prato limpo (um coador de café de pano novo também daria certo). Esprema bem até extrair todo o líquido e armazene em garrafa de vidro. Não descarte a polpa de amêndoa, que depois de seca vira uma maravilhosa farinha (continue lendo)

Obs - O leite não dura muito tempo na geladeira (4-5 dias). 

* O sal tem um papel importante aqui, já que vai quebrar o ácido fítico e enzimas benéficas da amêndoa. Não tenho idéia do que seja isso, mas a fonte segura de onde retirei essa receita diz isso, então confio.

Farinha de Amêndoas

A farinha de amêndoa é uma excelente alternativa ao uso do trigo, tanta para quem realmente precisa (celíacos) quanto para aqueles que, como eu, já sentiram os benefícios da retirada do trigo da alimentação.A farinha é  produzida pela moagem da amêndoa até a consistência de farinha. Possui baixo índice glicêmico, não contém glúten e, ao contrário da farinha de trigo, agrega muito sabor ao produto final ao qual está sendo utilizada.

Farinha de Amêndoas


Quando comecei a usar farinha de amêndoa tentei, em várias receitas, a substituicão pelo trigo na proporção de 1 para 1 e posso atestar que não dá certo. Receitas com trigo pedem muito mais líquido que a farinha de amêndoa consegue absorver, e o resultado final é um produto de consistência encharcada, pesada e farinhento. Também, como não contém gluten, não é adequada para pães que precisam de fermentação, sendo perfeita para bolos, muffins e biscoitos.

Aqui nos Estados Unidos encontro farinha de amêndoa em qualquer supermercado, porém com preço salgadíssimo (11 dolares por um  pacote de 1lb, 450 gramas) e a melhor opção é comprar online, em lojas como www.nuts.com e honeyvillegrain.com. No Brasil, pelo que pesquisei na rede, é um produto difícil de encontrar, mesmo nas grandes redes e talvez a melhor alternativa seja fazer sua própria farinha em casa.

Eu faço minha farinha com a massa de amêndoa que resulta quando preparo o meu Leite de Amêndoa. Neste caso, a farinha tem consistência um pouco mais grossa, já que não retiro a pele da amêndoa. Uso está farinha em muffins, que apresentam memso uma caractrística mais "rústica". Para bolos, prefiro a farinha sem pele.

Para a farinha, pegue a massa de amêndoa que sobrou do leite e distribua em uma forma. Leve ao forno em sua menor temperatura (o meu é 80 graus) e deixa lá por mais ou menos três horas, tempo suficiente para secar bem. Retire do forno, espere esfriar e bata no processador ou no líquidicador até obter a consistência de farinha. Se quiser, passe por uma peneira para retirar os pedaços maiores de pele. Armazene em um recipiente seco e com tampa. Está pronta a farinha!!!!

Para o preparo apenas da farinha, sem antes fazer o leite 

Pegue as amêndoas (com ou sem pele*) e  processe até obter a consitência de farinha. Muito cuidado para não bater demais e acabar com manteiga de amêndoa invés de farinha.

*Para retirar a pele da amêndoa - ferva água, jogue as amêndoas e deixa ferver por mais um minuto. Escorra e aperte uma por uma entre os dedos polegar e indicador, a pele saíra facilmente. Muito cuidado pois saem tão fácil que literalmente voam.e você pode acabar caçando amêndoas pela cozinha toda!!!




Print Friendly and PDF

No comments:

Post a Comment