Aqui nos Estados Unidos o "Clean Eating", ou Comendo Limpo/Comida Limpa, já está na mídia há alguns anos. Vários livros já foram publicados sobre o assunto e até uma revista especializada em Clean Eating é publicada mensalmente (
www.cleaneatingmag.com). No Brasil, pesquisando sobre o assunto na rede, não encontrei nada a respeito, por isso vou manter o termo Clean Eating.
Mas exatamente o que é o Clean Eating? Mais fácil começar a falar sobre o que o Clean Eating não é:
Clean Eating não é uma dieta ou plano alimetar com regras rígidas. Não há porções a serem consumidas, contagem de calorias, alimentos proibidos, etc, tudo o que faz uma dieta ir pelo ralo.
Tosca Reno, autora de varios livros sobre Clean Eating, dentre eles
The Eat- Clean Diet (sem tradução para o português) traz uma lista (abaixo) do que se deve fazer para limpar a sua dieta.
1. Coma mais – coma seis pequenas refeições ao dia
2. Tome café-da-manhã todos os dias, até uma hora após ter levantado
3. Coma uma combinação d proteínas magras e carboidratos complexos (integrais) em cada refeição
4. Coma de 2-3 porções de gorduras saudáveis todos os dias
5. Beba de 2-3 litros de água por dia
6. Carregue uma bolsa térmica com você com a comida clean que você precisará para o dia (se passa a maior parte do tempo fora de casa)
7. Use frutas e legumes como fonte de fibra, vitaminas, minerais e enzimas
8. Coma porções adequadas!!
Até aqui tudo muito fácil, não? Não há nada novo nos 9 princípios apresentados acima. Na verdade, esses são os príncipios básicos de qualquer dieta para redução de peso e a maioria de nós já faz isso diariamente, buscando não só a manutenção ou perda de peso mas também saúde.
Então, qual o diferencial de ser aderir ao Clean Eating. Abaixo, segue a lista (ainda segundo Tosca Reno) do que se deve fazer para "comer limpo"
1. Evite todo alimento processado, principalmente farinha branca e açúcar
2. Evite alimentos quimicamente modificados
3. Evite alimentos que levem conservantes
4. Evite açúcares artificiais (adoçantes)
5. Evite alimentos artificiais (como queijo processado)
6. Evite gorduras saturadas e trans
7. Evite bebidas açúcaradas como sucos prontos e refrigerantes
8. Evite o consumo de álcool (ou limite a ingestão)
9. Evite todos os alimentos super calóricos que contenham pouco ou nenhum valor nutricional (tipo Batata Rufles!!). A autora chama esses alimentos de anti-comida!
10. Evite porções exageradas de comida
Agora deu pra entender no que se baseia o Clean Eating?
Não há uma definição exata para o termo Clean Eating, mas basicamente Clean Eating é um estilo de vida a ser seguido. Os alimentos são consumidos em seu estado mais natural possível, sem os aditivos que tanto compromentem a saúde como os corantes, sabores artificiais e açúcares . Introduza o conceito de – se não sabe o que é ou não consegue pronunciar os ingredientes do rótulo do produto, não coma!
Posso dizer por experiência própria que não é simples. É muito difícil mudar hábitos que você carrega desde que nasceu. Não é da noite pro dia que se muda uma vida de maus hábitos alimentares. Mas é preciso começar. Comece como eu, retirando um mau alimento da sua alimentação por vez. E comece pelo açúcar refinado. Mel, agave, xarope de bordo (maple syrup) são ótimos substitutos para o açúcar. Dentro de pouco tempo sem açúcar branco você percebe que suas frutas estão mais doces e que seu café não esta mais tão amargo. Sua saúde vai agradecer. Depois vá para a farinha. Pão e arroz integral no lugar do branco, experimente novos grãos! Quinoa, farro, trigo sarraceno, cevada. O mundo não foi feito de arroz minha gente!!!! Mude a alimentação, coma limpo, "Eat Clean" e quando perceber, já estará com mais saúde, disposição e perdendo peso sem perceber!